Apoiar a tradição das Pomonas Camonianas

Apoiar a tradição das Pomonas Camonianas

O dia 10 de Junho marca no calendário o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Constância aproveitou a data para celebrar o maior escritor português de sempre, através das Pomonas Camonianas.

O dia 10 de Junho marca no calendário o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Constância aproveitou a data para celebrar o maior escritor português de sempre e a relação da vila com a memória do poeta. A forma encontrada para o fazer foi através das Pomonas Camonianas. Um evento organizado pela autarquia e pela Escola C+S de Constância, que decorreu entre 9 e 11 de Junho, e no qual a vila recriou o ambiente renascentista com figurantes trajados a rigor, como na época, e com o reboliço de um mercado quinhentista de flores e de frutos referidos pelo poeta na sua obra.

As Pomonas Camonianas vão na sua XXII edição e resultam de uma proposta à autarquia de Constância feita pela então presidente da Associação Casa-Memória de Camões, Manuela de Azevedo. A ideia por trás da iniciativa era simples. Fazer uma grande festa colectiva, organizada pelas gentes de Constância e muito em especial com os mais novos, para celebrar Camões e Constância. A ideia concretizou-se e agora é um dos eventos mais importantes da vila. A Caima, reconhecendo a importância da iniciativa, promove e patrocina este evento.