Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Gadgets fora da caixa na CES 2019 Gadgets fora da caixa na CES 2019

Gadgets fora da caixa na CES 2019

Gadgets fora da caixa na CES 2019

De ecrãs dobráveis a sanitas inteligentes e sensores de bexiga. As novidades que não estava à espera de ver na maior feira de tecnologia do mundo.


Publicado em 14-Jan-2019

A CES mal tinha aberto as portas em Las Vegas quando uma notícia começou a correr mundo: às portas da feira um carro, em condução autónoma, atropelou um robot. Aparentemente, um grupo de robots publicitários seguia para o salão quando um deles se desviou do caminho, entrou na estrada e foi atropelado por um Tesla que seguia em modo de condução autónoma – algo totalmente legal neste Estado americano (a condução, não o atropelamento). Parece que o robot sofreu ferimentos muito graves, vindo a “falecer” mais tarde, como referiu o responsável pela empresa Promobot. Enquanto isso, a net era inundada por comentários e suspeitas de que tudo não tinha passado de um golpe publicitário da empresa. Se foi, surtiu efeito…

O mundo está definitivamente a mudar e a CES (Consumer Electronics Show) é sem dúvida o lugar para assistir de camarote a essas transformações. Sendo a maior feira de tecnologia tornou-se palco de eleição para as grandes empresas do setor apresentarem as novidades que, este ano, estavam relacionadas essencialmente com televisões 8K, telemóveis 5G, e inteligência artificial – ou a falta dela, nalguns casos.

Gadgets fora da caixa na CES 2019 | Unibanco

Seguramente inteligente, e esperamos nada artificial, é a LG HomeBrew. Trata-se de uma máquina de fazer cerveja em casa, de 5 litros, numa altura em que a cerveja artesanal está tão na moda. A grande vantagem da máquina da LG é que recorre a cápsulas, tal e qual como se fosse uma máquina de café. Infelizmente vai continuar ter de esperar duas semanas até a cerveja estar pronta, mas fora isso o processo torna-se enormemente mais simples – e parece que vai valer a pena a espera, porque as cápsulas foram desenvolvidas em conjunto com a Muntons, uma centenária empresa britânica de maltes. Para já a Home Brew oferece cinco sabores diferentes à escolha.

Gadgets fora da caixa na CES 2019 | Unibanco

Já um bom exemplo de um produto inteligente e conectado que pode realmente ajudar a melhorar a vida das pessoas chega-nos pela Dfree. Trata-se de um aparelho que analisa os movimentos da bexiga, prevenindo antecipadamente quando é hora de ir à casa de banho. O Dfree (o D vem de diaper, ou fralda) pode, por exemplo, ajudar quem estiver acamado, avisando o cuidador, ou então milhões de incontinentes que podem assim dispensar as fraldas, levando uma vida mais digna, autónoma e amiga do ambiente.

Gadgets fora da caixa na CES 2019 | Unibanco

No reino dos smartphones, a grande expectativa era que a Samsung apresentasse o seu Galaxy “Folding”, um telemóvel radicalmente novo, dobrável, do qual levantou o véu no final do ano passado, mas este nunca chegou a aparecer – pelo menos não oficialmente. Assim, foi uma desconhecida, a Royole quem dominou todas as atenções. A empresa chinesa apresentou então a sua versão do FlexPai que, como já está à venda na China, se tornou no primeiro telemóvel com ecrã dobrável a ser comercializado. Não será seguramente o último, porque não é só a Samsung que tem um destes na manga.

Gadgets fora da caixa na CES 2019 | Unibanco

Por falar em ecrãs dobráveis, a LG apresentou a Signature Oled Tv R, uma televisão com um ecrã que se “enrola” na barra de som, podendo ficar invisível, parcialmente visível (revelando funções como o tempo, música, etc), ou revelar a plenitude do seu ecrã de 65 polegadas. Foi muito provavelmente a televisão mais impressionante da feira, apesar de ser das poucas que não apresentava uma resolução de 8K – que os fabricantes parecem decididos a vender-nos, mesmo que o resto do mundo ainda esteja a tentar apanhar o 4K.

Como existem hoje mais de 10 000 produtos no mercado com os quais podemos falar, ninguém estranha que esta continue a ser uma das categorias de produto mais relevantes na CES, sobretudo porque a maioria das novidades suporta já mais do que um assistente pessoal ao mesmo tempo: Alexa da Amazon e Google Assistance à cabeça, mas também Bixby da Samsung e Siri da Apple.

Gadgets fora da caixa na CES 2019 | Unibanco

Foram muitas as colunas, auscultadores, relógios, frigoríficos, lâmpadas e até chapéus de sol apresentados, mas nenhum suplanta este WC da Kohler. Uma sanita inteligente, que abre e fecha a tampa a pedido, passa música, oferece uma variedade de cores para criar ambiente, aquece o assento e ainda nos limpa, com jatos de água localizados – e seca depois. Tudo controlado por voz. Fundamental para qualquer casa, e sobretudo para quem tem uma LG HomeBrew na cozinha.