Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
No Escalfado, há brunch todo o dia No Escalfado, há brunch todo o dia

No Escalfado, há brunch todo o dia

No Escalfado, há brunch todo o dia

Brunch das 9h00 às 17h00, ovos escalfados e alguns pratos tradicionais bem especiais. Bem-vindo ao Escalfado, um tesouro escondido em Lisboa.


Publicado em 26-Jun-2019

O brunch devia ser como o Natal, para comer quando uma pessoa quiser, mas infelizmente nem sempre é fácil fugir à regra do domingo (ou do fim de semana). Por sorte lá vão aparecendo alguns espaços que nos permitem essa liberdade, como o Escalfado, que abriu o ano passado num velho templo da restauração lisboeta.

Encontramos o Escalfado ali para os lados do Conde Barão, mais precisamente na rua Merca-tudo, quase, quase, em Santos. Há muito que o espaço foi consagrado à gastronomia, e se ultimamente andou por ali um restaurante italiano e, sobretudo, o famoso Merca-tudo, durante anos foi uma verdadeira tasca de marinheiros. Todo esse legado continua bem presente e preservado, conquistando imediatamente Ana Lopes.

  • No Escalfado, há brunch todo o dia | Unibanco
    • No Escalfado, há brunch todo o dia | Unibanco

      Arquitecta de formação – e de profissão – Ana trocou Londres de volta por Lisboa para abrir um lugar assim, de Café & Comida, como se pode ler na ementa. Ainda chegou a namorar a antiga Biarritz, no bairro de Alvalade, mas mal aqui entrou apaixonou-se pelas lindíssimas paredes forradas a azulejo, pelo grande balcão em mármore preto e o chão em mármore rosa, com uma patine que só o tempo – e o uso – conseguem dar – não há como fingir. Temos ainda cadeiras em madeira “rabo de bacalhau”, típicas do mobiliário português, frigoríficos e armários antigos e, surpreendentemente, até, alguma loiça antiga da Vista Alegre, que convive muito bem com outra mais moderna e colorida. Toda a decoração é assim, recuperando o original e pontuada por toques de modernidade.

      • No Escalfado, há brunch todo o dia | Unibanco
        • No Escalfado, há brunch todo o dia | Unibanco

          Podem dizer que hoje em dia não faltam restaurantes “modernos e bonitos” em Lisboa, mas o que lhes sobra em instagramabillidade, falta-lhes tantas vezes em cozinha e alma. Felizmente não é esse também o caso do Escalfado. A paixão de Ana Lopes foi muito bem secundada pelas ideias de Musa, o chef francês que conheceu em Londres e que serve ainda de mentor gastronómico, e pela mestria de Mariana Claro, cozinheira que traz no currículo experiências em restaurantes consagrados, como o Feitoria e a Bica do Sapato, e famosos, como o D. Quitéria e o italiano Pasta Non Basta.

          Assim, no brunch, podemos escolher croissants e granolas com iogurte, panquecas de aveia e (deliciosas) panquecas de ricotta  com manteiga e favo de mel, banana e xarope de ácer. Há também ovos Benedict com bolo de batata, torradas de cogumelos salteados, ovos escalfados e lascas de parmesão, ou torradas de espinafres, salmão e ovo escalfado. Como se percebe, o ovo é sempre escalfado.

          • No Escalfado, há brunch todo o dia | Unibanco
            • No Escalfado, há brunch todo o dia | Unibanco

              Ao almoço, que começa a partir do meio dia, entram na carta alguns pratos surpreendentes, como um tataki de atum com salada Waldorf, pastéis de massa tenra de camarão, bacalhau à lagareiro com batata doce, bochecha de porco preto a baixa temperatura com açorda de berbigão, e até um bife do lombo.

              A cozinha não é precisamente internacional, mas também não chega a ser portuguesa. E se toda esta diversidade, aparentemente inconciliável, podia ser entendida com indefinição, não o é. Pelo contrário, é a massa que junta à mesma mesa, satisfeitos, muitas crianças e vários adultos, cada um com o seu paladar – e nos deixa com vontade de aqui voltar e provar o que ficou de fora.

              • No Escalfado, há brunch todo o dia | Unibanco
                • No Escalfado, há brunch todo o dia | Unibanco

                  Escalfado
                  Horário: de Terça a Domingo, das 9h00 às 17h00. Morada: Rua do Merca-tudo, nº 4, Lisboa. E-mail: info@escalfado.pt. Telefone: +351 218 047 260. Preço Médio : 20 euros para duas pessoas.