O seu Dia a Dia
Simplificar o seu Dia

Chegou o MB Way

Publicado em 01-12-2016

Os telemóveis inteligentes (smartphones) já fazem parte da vida da maioria dos portugueses. Números da Marktest divulgados em março revelam que quase 70% dos utilizadores de telemóveis preferem este tipo de equipamentos, que permitem fazer muito mais do que chamadas, como navegar na Internet, assistir a vídeos ou manter o email sempre por perto. Fazer pagamentos é outra funcionalidade ao alcance de um smartphone e as soluções que o permitem têm-se multiplicado. Em Portugal, a SIBS desenvolveu o MB Way, que não só permite fazer pagamentos em lojas usando o telemóvel, como também pode ser usado para fazer transferências entre particulares.

Entre as características mais apelativas do serviço estão o facto de não ter custos de adesão, de não exigir a partilha de dados bancários, já que só é usado o número de telemóvel, ou de assegurar que as transferências realizadas ficam disponíveis de forma imediata. A exceção vai para as operações em que o destinatário da transferência não tem a aplicação instalada no telemóvel, mas nesse caso recebe uma SMS a avisar que vai receber dinheiro e pode instalá-la.

A adesão ao serviço é simples. Faz-se através do multibanco ou online, usando um serviço de ebanking e requer apenas o número de telemóvel do utilizador e um PIN, que é escolhido enquanto a conta é criada. Para começar a usar o serviço é preciso procurar por MB Way na loja de aplicações do smartphone, instalar e fazer a ativação.

O sistema está definido para autorizar um montante máximo de transferências diárias de 50€, mas o utilizador pode alterar essa configuração. Emissor e destinatário da transferência podem ser clientes de qualquer um dos 14 bancos que já aderiram ao serviço e associar vários cartões bancários à mesma conta.

A aplicação móvel do MB Way pode ser usada no iPhone (iOS), em equipamentos com sistema operativo Android ou Windows. Dezenas de lojas já aderiram ao serviço em áreas como a moda, restauração, saúde ou lazer, como o Continente, a Fnac, a La Redoute, a CUF ou a Lanidor, entre outras. Recentemente a SIBS atualizou a app para integrar o MBNet, uma solução de segurança para compras online que passa a poder ser usada a partir deste aplicação. Com o MBNet é possível criar cartões bancários virtuais e usá-los para fazer compras em qualquer site que aceite pagamentos com cartões American Express, MasterCard ou Visa, em vez de partilhar na Internet os dados dos cartões bancários físicos.