O seu Dia a Dia
Tema da Semana

O Natal já bate à porta

Publicado em 21-12-2017

Dezembro é sinónimo de chuva, de frio e de neve. Mas dezembro é também, e acima de tudo, sinónimo de Natal. O espírito natalício invade as casas, com os pinheiros enfeitados e as luzes a piscarem várias cores. Nas ruas, o sentimento é o mesmo e as diferentes avenidas enchem-se de brilho e cor para receber o velhinho de barbas e dar as boas-vindas ao Natal.

E, se é bem verdade que esta pode ser uma época muito associada ao consumismo, pela oferta de prendas, não será menos verdade que é também, e por excelência, a época da família, sempre reunida à volta da mesa.

São vários os estudos que apontam para o facto de mais de 90 por cento dos portugueses passar o Natal em família, ou seja, quatro em cada cinco inquiridos apontam essa realidade como sendo também a sua.

E, com a família toda reunida, qual será a melhor forma de tornar esta época verdadeiramente inesquecível? Deixamos cinco ideias de atividades que podem praticar no Natal, disponíveis dos 8 aos 80 anos.

1.

Durante o mês de dezembro são várias as solicitações para iniciativas de solidariedade; reúna a família para juntos doarem brinquedos, roupa ou comida a instituições de solidariedade, hospitais e todos os espaços que delas podem precisar. Nesta época, tendemos a pensar maioritariamente nas crianças porque, diz-se, o Natal é para elas; mas também jovens, adultos ou mais idosos podem precisar e agradecem a nossa ajuda.

2.

Imbuídos do mesmo espírito de entreajuda, escolham uma instituição e participem num jantar de Natal solidário para os mais necessitados; do lado da cozinha, há muito serviço que tem de ser feito pelo que as instituições agradecem e mais um par de mãos nunca é demais. Ajudar a preparar uma refeição típica desta época pode muito bem ser uma excelente ideia para passar mais umas horas em família.

3.

Dentro da nossa casa, há outras divertidas tradições de Natal que podemos seguir e o amigo secreto é uma delas. Trata-se de uma maneira muito económica de presentear alguém, além de ser também muito divertido. A verdade é que existem várias brincadeiras que podem ser realizadas na altura da troca de presentes ajudando a animar os intervenientes nesta brincadeira. E, de resto, nem as novas tecnologias ficam de fora já que existem também uma série de recursos online para ajudar a sortear o amigo secreto.

4.

Em muitas aldeias espalhadas pelo Portugal profundo, existe ainda a tradição de assistir à Missa do Galo. A celebração começa à meia-noite do dia 24 para 25 de dezembro e costuma reunir a família toda.

São várias e distintas as explicações para a expressão “Missa do Galo”, entre as quais se conta que esta é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando o nascimento de Jesus Cristo.

5.

A ceia de Natal é um dos pontos altos desta época e talvez a melhor altura para dividir tarefas e partilhar tempo com a família. Coloquem mãos na massa e preparem a mesa à vossa maneira, sem esquecerem nunca o valioso contributo dos mais pequenos, que podem organizar os utensílios, distribuir guardanapos ou realizar outras pequenas tarefas.

E, enquanto esperam pela chegada da meia-noite, não deixem de entoar canções natalícias em família, contar histórias, recriar pequenos teatros de fantoches, ou ver um daqueles filmes típicos do Natal. Sozinho em Casa, por exemplo!