O seu Dia a Dia
Projectar o Futuro

Pontos de carregamento de carros elétricos vão ser obrigatórios em casas novas

Publicado em 26-12-2017

Daqui a pouco mais de um ano, todas as casas e garagens novas, construidas em Portugal, terão de estar preparadas para carregar veículos elétricos. A inclusão de pontos de carregamento elétricos em novas construções é uma das medidas inseridas nas Grandes Opções do Plano para 2018.

No mesmo documento explica-se que ao longo do ano serão preparadas outras medidas “direcionadas a uma descarbonização”. É o caso da obrigatoriedade de instalar sistemas de AQS (Águas Quentes Sanitárias) suportados em fontes de energia renováveis em todas as habitações novas. A medida começará a ser preparada em 2018 para entrar em vigor dois anos depois, em 2020.

Outra intenção do Governo na mesma área, passa pelo reforço da rede urbana de postos de carregamento, hoje composta por 1.250 pontos. As GOP não detalham números, mas ao jornal Público o Ministério do Ambiente já avançou alguns detalhes.

Prevê-se a instalação de 280 novos pontos de carregamento semi-rápido e a conversão de cerca de 100 postos da rede atual em pontos semi-rápidos, que pressupõem uma redução de quatro horas no tempo necessário para levar a cabo a tarefa, passando de seis para duas horas. Os prazos para reforço da rede não são conhecidos.

No que se refere à obrigatoriedade de passar a instalar pontos de carregamento para veículos elétricos em garagens e habitações, vale a pena sublinhar que a legislação atual já prevê que as novas construções com garagem tenham uma instalação elétrica compatível com o carregamento de veículos. Ainda não exija a existência em concreto de pontos de carregamento.