O seu Dia a Dia
Simplificar o seu Dia

Se passa muitas horas em frente ao PC proteja a vista

Publicado em 10-11-2016

Passar muitas horas em frente ao computador é uma realidade para um número cada vez maior de profissões. É uma situação que não pode ser evitada, mas as consequências para a saúde desta exposição prolongada existem e podem, pelo menos, ser minimizadas. É um facto que os ecrãs dos equipamentos mais recentes, por serem de alta definição ou por efeito de outras tecnologias, têm um impacto hoje menos agressivo na visão, mas ainda assim vale a pena adotar alguns hábitos.

Na escolha dos equipamentos, privilegie ecrãs maiores e com melhor qualidade de imagem. Quando está a trabalhar não descure a iluminação, que deve ser boa. Para além disso, tente evitar a incidência de reflexos no ecrã, ou estar em contraluz.

Se tiver muito brilho no ecrã, isso também vai contribuir para um esforço adicional da visão e acontece o mesmo se o tamanho das fontes for demasiado pequeno. Não se preocupe com o que o colega do lado vai dizer e mantenha o tamanho da letra ou das imagens que está a ver grande o suficiente para ler sem esforço.

Durante o dia de trabalho tente fazer algumas pausas para não fixar o ecrã do PC horas a fio, de forma ininterrupta. Mesmo que não saia do lugar, tente desviar o olhar do ecrã durante alguns segundos, pelo menos de hora a hora.

Terminado o dia de trabalho, sobretudo nas alturas em que sente ardor na vista ou a tem vermelha, lembre-se que aproveitar a viagem até casa para jogar no telemóvel ou ver um filme no tablet depois do jantar podem não ser boas opções. Vão prolongar ainda mais o desconforto criado pela exposição prolongada ao ecrã e potenciar os riscos que daí podem advir. Mais ainda, porque o ecrã do tablet ou do smartphone certamente é mais pequeno que o do computador.