O seu Dia a Dia
Tema da Semana

Seguro de acidentes pessoais: as vantagens de ter um

Publicado em 15-12-2017

Os imprevistos fazem parte da vida. Muitos não podem ser evitados, mas ter uma rede de segurança para minimizar os seus impactos pode fazer toda a diferença. Este é precisamente o campo de ação dos seguros de acidentes pessoais, que funcionam como uma garantia e um suporte financeiro para situações inesperadas.

O tipo de proteção que fornecem depende das garantias contratadas. Os pacotes disponíveis no mercado integram um conjunto muito variável de garantias, que podem prever desde situações de acidente com consequências mais trágicas, como morte ou invalidez permanente, a eventos de outra natureza, fornecendo assistência médica permanente, assistência em viagem ou garantindo o pagamento de tratamentos relacionados com situações de acidente.

Antes de subscrever um seguro deste tipo, vale a pena avaliar necessidades para que o produto escolhido possa ser útil nas situações a que se destina. Um dos aspetos importantes é avaliar rotinas e com isso identificar situações em que possa ser mais provável precisar de uma proteção pessoal. Por exemplo, para quem viaja muito fará mais sentido a escolha de um seguro de acidentes pessoais com capitais mais elevados e que preveja assistência em viagem.

Manter um seguro de acidentes pessoais pode ser encarado como uma despesa mensal extra, mas é também uma forma de garantir que, perante um imprevisto, estão reunidas condições para ter acesso a cuidados de saúde adequados, algo que podia não conseguir assegurar se fosse apanhado desprevenido.

Por outro lado, é uma forma de acautelar situações inesperadas de quebra de rendimento, seja por causa de um acidente causador de incapacidade temporária ou permanente. Pode ainda ser visto como um mecanismo de proteção da família, já que os familiares diretos também são beneficiários de algumas garantias.

O Popular Acidentes Pessoais, por exemplo, estende as garantias de assistência médica permanente ao cônjuge do segurado e aos descendentes, sempre que estes sejam dependentes dos pais. Reserva as coberturas de assistência médico-sanitária, despesas de tratamento, assistência em viagem a pessoas e bagagens em exclusivo para os segurados.

Os seguros de acidentes pessoais são contratados por um prazo de um ano, renovável por períodos iguais, sendo que o capital associado a cada cobertura e as coberturas incluídas podem ir sendo alteradas ou alargadas à medida das necessidades e ao longo do tempo.

Na oferta do Popular, o seguro de acidentes pessoais assume várias configurações, materializadas em diferentes pacotes. Destacam-se o pacote Pessoal Base, com coberturas para situações de incapacidade temporária ou permanente e assistência médica; e os pacotes Viagens Frequentes e Viagens Frequentes +. Estes pacotes, além de reforçarem os capitais disponíveis para assistência médica e incapacidade, integram uma componente alargada de assistência em viagem no estrangeiro, que está focada no viajante, mas também se estende às bagagens.