O seu Dia a Dia
Simplificar o seu Dia

Vai por gasolina? Aproveite e lave também a roupa

Publicado em 27-01-2017

As lavandarias self-service vieram para ficar. Durante anos o conceito só chegava aos portugueses pelo ecrã da TV ou do cinema, mas agora não é difícil encontrar um espaço destes e nem é preciso estar numa grande cidade.

Os preços em conta, a rapidez do serviço e a flexibilidade de horário das lojas são alguns dos ingredientes que têm ajudado a popularizar o conceito no país. Seja porque a máquina de lavar avariou, porque há pouco tempo para tratar da roupa, ou porque não para de chover e não há máquina de secar em casa, os portugueses parecem rendidos ao formato.

Os preços praticados variam de loja para loja, mas em média começam nos 4€, para a utilização de uma máquina com menor capacidade de carga (8/9Kg) e rondam os 10€ para as máquinas maiores (com capacidade para 16 Kg). Pelo meio, muitas lojas disponibilizam equipamentos com uma capacidade de carga intermédia e preços a condizer.

Para usar o serviço basta escolher a máquina, pagar, programar e esperar. A generalidade das lavandarias inclui no preço o detergente de lavagem, o amaciador e desinfetante, pelo que não há mais contas a fazer.

Quando programa a máquina recebe informação sobre a duração da lavagem e pode optar por diferentes formas de preencher esse período de espera. Sair para abastecer o carro de combustível é uma hipótese, mas se quiser permanecer no local o mais certo é também encontrar o que fazer.

A maior parte destas lojas têm bancos ou sofás para o cliente se instalar enquanto espera, Wi-Fi gratuito, livros ou revistas e até máquinas de vending, onde é possível comprar um chocolate ou uma bebida. Algumas marcas também pensaram nos mais novos e criaram pequenas zonas de lazer para crianças.

Além de lavar a roupa, pode aproveitar a passagem pela lavandaria para a secar. Os preços aqui também variam, partindo de 1,5€ para 15 minutos de utilização da máquina.

Algumas lojas juntam ainda o serviço de engomadoria e a grande maioria aposta em cartões de fidelização, que diminuem ligeiramente os preços tabela dos serviços, que na maioria dos casos estão disponíveis entre as 8 e as 22h.