O seu Dia a Dia
Tema da Semana

Web Summit está de regresso a Lisboa

Publicado em 31-10-2017

É considerada uma das maiores conferências de tecnologia, empreendedorismo e inovação do mundo e está de volta a Lisboa para a sua segunda edição no país. A Web Summit decorre entre 6 e 9 de novembro no Parque das Nações e são esperados mais de 60 mil participantes, entre jornalistas, oradores, empreendedores, expositores e simples curiosos.

A cimeira digital promete encher os quatro pavilhões da FIL e também o Altice Arena e trará à capital nomes sonantes como o antigo vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o antigo Presidente francês François Hollande ou a atual comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager.

Do lado das tecnologias, a Web Summit conta igualmente com convidados de destaque como o presidente da Oracle, Mark Hurd, da VMWare, Pat Gelsinger, ou da Intel, da Tinder e o CEO da Altice, Michel Combes.

Mas nem só de “humanos” se faz a lista de personalidades que marcam presença na conferência. Os participantes vão poder ter também contacto com as mais recentes “estrelas” da inteligência artificial: os robôs professor Einstein e a Sophia, da Hanson Robotics. Esta última, recorde-se, é a primeira robô do mundo a receber cidadania, no caso, da Arábia Saudita.

Com uma vasta área de exposição, preparada para receber desde pequenas startups em busca de financiamento até grandes multinacionais que ali vão para demonstrar o que de melhor fazem no campo das tecnologias, a Web Summit conta ainda com um vasto conjunto de conferências divididas por diferentes temáticas.

No palco principal do Altice Arena decorrem as conferências centrais, mas os pequenos palcos espalhados pelo recinto acolhem debates sobre temas como “Future Societies”, saúde, economia, a StartUp University ou ainda as “Talk Robot”.

A Web Summit começou por ser uma simples e pequena ideia colocada em prática no ano de 2010 por Paddy Cosgrave, em Dublin. Na altura, o objetivo principal passava por fomentar a ligação entre a tecnologia e as diferentes indústrias.

 

Web Summit condiciona trânsito em Lisboa

Até ao dia 13 de novembro, registam-se constrangimentos no trânsito, nomeadamente:

  • Nas freguesias do Parque das Nações, Santa Maria Maior, Misericórdia e Alcântara;
  • Está encerrada a circulação na Avenida do Atlântico e na Alameda dos Oceanos, junto à FIL;
  • A circulação na Rua do Bojador é invertida, exceto entre 5 e 9 de novembro, período em que estará encerrada;
  • De 6 a 9 de novembro, estará encerrada a circulação em toda a Alameda dos Oceanos e na Avenida do Índico entre a Alameda dos Oceanos e a Avenida Dom João II;
  • Poderão existir condicionamentos noutros locais da cidade, designadamente no Bairro Alto, Rua da Misericórdia, Cais do Sodré e zona envolvente da Lx Factory.

 

A ultima edição da Web Summit em números:

  • 53 056 conferencistas de 166 países; 42% destes são mulheres;
  • Mais de 4 milhões de visualizações no Facebook Live;
  • 4 207 053 visualizações em stream durante os três dias do evento;
  • 1 835 841 mensagens enviadas com recurso à aplicação da Web Summit;
  • 37 mil quilómetros de cabos de fibra utilizados, ou seja, o suficiente para chegar ao topo do Monte Everest não uma, mas quatro vezes;
  • 97 mil pastéis de nata consumidos e muitos, muitos litros de café;
  • 17 palcos ativos;
  • 1490 startups vindas de todo o mundo.