75 milhões de euros para converter Biotek em fábrica de fibras

75 milhões de euros para converter Biotek em fábrica de fibras

A Altri vai investir mais de 75 milhões de euros na conversão da sua unidade Biotek, em Vila Velha de Ródão, para a produção de fibras solúveis (DWP), matéria-prima sustentável destinada sobretudo à indústria têxtil.

O projeto, apoiado pela AICEP, permitirá atingir uma capacidade de 180 mil toneladas por ano, colocando o grupo entre os principais produtores europeus deste tipo de fibra.

A conversão da fábrica, atualmente dedicada à produção de pasta para papel, deverá estar concluída até ao final de 2026. Com esta transformação, a capacidade instalada total da Altri ultrapassará as 300 mil toneladas anuais, 100% orientadas para exportação.

As fibras solúveis, biodegradáveis e com menor pegada ambiental, são utilizadas também nos setores farmacêutico, alimentar e de embalagens. O mercado global está avaliado em cerca de 6 mil milhões de euros e deverá crescer para 7,6 mil milhões até 2033.

Este investimento reforça o seu papel na bioeconomia e na descarbonização da fileira industrial, alinhando-se com a crescente procura por produtos de base natural e sustentável.