Responsabilidade Social Empresarial, uma perspetiva
Mas afinal o que significa Responsabilidade Social Empresarial?
Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é definida, segundo a Norma Internacional ISO 26000, como a responsabilidade assumida por uma organização pelos impactos das suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que:
- Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem-estar da sociedade;
- Leve em consideração as expectativas das diferentes partes interessadas;
- Esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com as normas internacionais de comportamento;
- Esteja integrada em toda a organização e seja praticada no contexto das suas relações.
No entanto, não existe uma definição universal para a RSE. Por exemplo, a Comissão Europeia inclui na sua definição de RSE os seguintes elementos:
- Reaproveitamento do serrim e rejeitos para produção de pasta;
- As práticas laborais, como os direitos humanos, trabalho e formação, diversidade, igualdade de género, saúde e bem-estar dos trabalhadores;
- As questões ambientais, como a biodiversidade, alterações climáticas, utilização efi ciente dos recursos e prevenção da poluição;
- O combate à corrupção;
- O envolvimento e o contributo para o desenvolvimento da comunidade;
- A inclusão de pessoas em situação de desigualdade;
- Os interesses e benefícios dos consumidores.
Ou seja, Responsabilidade Social de uma empresa, não é simplesmente fazer doações em dinheiro ou bens materiais a favor de pessoas ou instituições carenciadas, é muito mais do que isso, é um compromisso que a empresa tem em contribuir para o desenvolvimento, o bem-estar e a melhoria a qualidade de vida dos seus colaboradores, das suas famílias, e da comunidade em geral. Se uma empresa leva a cabo vários programas de apoio à comunidade, mas não reconhece o desempenho dos seus colaboradores, está em dívida para com os seus fornecedores, não cumpre a legislação aplicável à sua atividade, tem um ambiente de trabalho hostil e que não previne a saúde e a segurança dos seus trabalhadores, então esta empresa está muito longe de ser socialmente responsável.
Ser socialmente responsável é ter coerência na forma como se gere o negócio, é tomar decisões com integridade, responsabilidade e confiança, reportando de forma transparente para todas as suas partes interessadas os resultados da aplicação dos seus princípios e dos seus valores.
Organizações socialmente responsáveis, estimulam os seus colaboradores a participarem ativamente permitindo-lhes que sugiram novas formas de utilização dos recursos disponíveis e de otimização dos processos, abrem as suas portas a jovens estagiários, permitindo o seu contacto com a realidade empresarial, e contribuem ativamente para o desenvolvimento da comunidade em que se inserem.
Facilmente se conclui que os conceitos de responsabilidade social e de sustentabilidade são indissociáveis e assentam em pilares comuns: crescimento económico, responsabilidade ambiental, responsabilidade social e boas práticas de governança.
Manter estes fatores em equilíbrio, por vezes apresenta-se difícil pelo que exige perseverança e habilidade por parte dos gestores das empresas para simultaneamente apresentarem crescimento económico sustentado aos seus acionistas, reduzirem os impactos ambientais e contribuírem para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, criando riqueza.
Tal equilíbrio só é possível apostando na inovação, não apenas na inovação relacionada com o desenvolvimento de produtos, mas também na que se aplica ao desenvolvimento de processos, de aptidões e competências e do próprio modelo de negócio.