Acordo de aquisição garante participação maioritária na AeoniQ

Acordo de aquisição garante participação maioritária na AeoniQ

A Altri assinou um acordo para adquirir uma participação maioritária na AeoniQ, empresa suíça que desenvolveu o primeiro filamento têxtil celulósico biodegradável com impacto climático positivo.

O investimento, que inclui um aumento de capital, visa escalar a produção deste fio que substitui o poliéster e o nylon com uma solução livre de plásticos e totalmente circular. A primeira unidade industrial AeoniQ do mundo será construída na fábrica da Altri na Caima, em Constância, com arranque previsto para 2026 e uma capacidade inicial de 1 750 toneladas por ano. Antes disso, será instalada uma unidade pré-industrial em Portugal para acelerar parcerias e desenvolvimento de protótipos.

A joint venture reúne a experiência industrial da Altri e a inovação tecnológica da HeiQ, contando com o apoio de marcas como Hugo Boss, MAS Holdings e The Lycra Company. A operação está ainda sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes, mas as empresas esperam que o processos esteja concluído e na segunda metade deste ano.