Como é que as relações humanas sustentam o futuro da floresta?
A comunicação eficaz é fundamental para que as empresas consigam transmitir com clareza o que fazem, o impacto positivo das suas ações e a relevância do seu trabalho para os clientes e a sociedade.
By Marco Rodeigues
Gestor do projeto de Comunicação & Marketing da Altri Florestal
No setor florestal, onde as relações humanas sustentam o futuro da floresta, é ainda mais importante criar vínculos baseados na confiança, na transparência e na partilha de valores. Comunicar bem permite não só explicar a missão da Altri Florestal, assim como os benefícios das práticas sustentáveis, mas também inspirar proprietários a juntaremse à causa, percebendo a importância da sua terra no equilíbrio ecológico e no desenvolvimento sustentável económico. Uma comunicação estratégica e direcionada é assim essencial na angariação de novas propriedades, fortalecendo redes de cooperação e ampliando o impacto positivo na preservação e valorizaçãoda floresta.

Altri reforça o seu papel na gestão fundiária com o lançamento de dois projetos de comunicação que mostram como as relações humanas são essenciais para o cuidado da floresta.
A gestão fundiária desempenha um papel essencial no aumento e na continuidade da área florestal sob gestão do Grupo Altri. Isto é feito com uma equipa de técnicos florestais de cariz comercial, distribuída de norte a sul do País. Esta equipa estabelece contactos com proprietários florestais, tanto individuais como institucionais. De seguida desenvolve-se todo o processo negocial até ao fecho de contratos de vários tipos – arrendamentos, compra de propriedades florestais ou prestação de serviços de gestão florestal.
Com mais de 60 anos de história, a Altri Florestal é um exemplo de como as práticas de gestão florestal responsável resultam no aumento da produtividade das plantações, na proteção das propriedades, e também no fortalecimento de relações de confiança e compromisso com os proprietários florestais. A Altri Florestal tem como lema que a nossa floresta de amanhã seja melhor que a de ontem. É esse o legado a deixar às gerações futuras.
Mas a missão da Altri Florestal vai além da gestão das áreas florestais. Trata-se de cultivar laços de proximidade com os proprietários e com as comunidades que convivem com elas. Essa relação reflete-se em todo o processo de gestão florestal, onde procuramos garantir a otimização da rentabilidade dos povoamentos florestais e a sua segurança. A proteção contra incêndios rurais, a regeneração natural e a preservação das espécies autóctones são alguns dos pilares que sustentam a atuação da empresa.
Neste contexto de trabalho e dedicação, a Altri Florestal anuncia dois novos projetos de comunicação que têm como objetivo aproximar as pessoas da floresta e divulgar o impacto positivo da Gestão Fundiária: a websérie “Diário da Floresta” e o podcast “Gerações da Floresta”. Ambos os projetos são uma forma de dar visibilidade ao trabalho realizado no terreno e de mostrar, através das pessoas (sejam colaboradores, proprietários ou partes interessadas), a importância da preservação do património e a riqueza das experiências de quem lida com as florestas todos os dias.


A websérie “Diário da Floresta” oferece uma visão real e humana da gestão florestal. Cada episódio é um caminho de descoberta, onde os espectadores são convidados a conhecer as histórias que ligam os proprietários à Altri Florestal, onde se partilham experiências, desafios e soluções encontradas para gerir a floresta. O projeto destaca como as boas práticas de gestão florestal são fundamentais para um futuro sustentável.
Os episódios serão lançados nas páginas oficiais do Grupo Altri, assim como no novo site da Altri Florestal.
Por outro lado, o podcast “Gerações da Floresta” apresenta uma abordagem intergeracional sobre a gestão florestal. Neste projeto, diferentes gerações de profissionais que trabalham ou já trabalharam na Altri Florestal partilham as suas vivências e perceções sobre os desafios e oportunidades ao longo do tempo. Contam como as inovações tecnológicas têm transformado a gestão florestal e sobre a importância de preservar o conhecimento adquirido pelas gerações passadas. O podcast aborda temas fundamentais, como a adaptação às mudanças climáticas, a sustentabilidade no setor florestal e a experiência das gerações anteriores de gestão florestal.
Os episódios serão lançados nas redes internas do Grupo Altri, com a finalidade de partilhar conhecimento e estreitar laços, numa área predominantemente de trabalho externo um pouco por todo o país.
A sustentabilidade – social, económica e financeira – está na base de toda a atuação da Altri Florestal, e os projetos “Diário da Floresta” e o “Gerações da Floresta” são uma extensão desse compromisso.
Estes projetos refletem o compromisso da Altri Florestal com uma gestão florestal sustentável e com a educação e a consciencialização de todos para a importância das florestas para a sociedade. Ao partilhar as histórias de quem vive a floresta no seu dia-a-dia, é possível promover a identificação com desafios partilhados e fazer a ponte para a importância de uma gestão responsável dos recursos naturais, de forma simples e segura.
A sustentabilidade – social, económica e financeira – está na base de toda a atuação da Altri Florestal, e os projetos “Diário da Floresta” e “Gerações da Floresta” são uma extensão desse compromisso. Estamos a construir, dia após dia, um futuro em que a floresta e as pessoas possam prosperar juntas. Trata-se de proteger o legado da floresta, promover um futuro sustentável e construir relações de confiança que atravessam gerações.



