Resultado líquido da Altri atinge 7,6 milhões de euros no primeiro trimestre
As receitas totais do Grupo Altri atingiram, no primeiro trimestre de 2025, 203,6 milhões de euros de euros, um decréscimo de 8,6% face ao primeiro trimestre de 2024 e um crescimento de 9,7% comparativamente com o quarto trimestre de 2024.
No primeiro trimestre deste ano, o EBITDA atingiu 29,4 milhões de euros, um valor inferior em 41,2% ao registado no período homólogo e 23,1% inferior ao quatro trimestre de 2024. A evolução menos positiva ao nível do EBITDA deve-se, além do menor preço (também impactado pela desvalorização do USD), à incerteza introduzida pela guerra comercial e tarifas e ainda a alguma instabilidade decorrente do incidente da turbina da Celbi, cujo arranque ocorreu no final de março, assim como o ramp-up da fibra solúvel na Biotek.
O resultado líquido do Grupo Altri neste período atingiu cerca de 7,6 milhões de euros, que compara com 21,6 milhões de euros no período homólogo. No último trimestre do ano passado, o resultado líquido atingiu 17,6 milhões de euros.
O investimento líquido total realizado pelo Grupo Altri nos primeiros três meses de 2025 situou-se em 9,9 milhões de euros, o que compara com 11,8 milhões de euros no período homólogo. Este valor inclui 4,8 milhões de euros referentes a investimentos classificados como ESG, ou seja 49% do investimento líquido total. O Grupo Altri prossegue com o plano estratégico de diversificação, que inclui a recuperação de químicos de base renovável na Caima, a transição da Biotek para pasta solúvel e o projeto Gama, na Galiza, que recebeu parecer favorável na Declaração de Impacto Ambiental. O grupo anunciou ainda a aquisição da Greenalia Forest e da Greenalia Logistics, reforçando a presença no setor florestal galego.