Rui Martins, Encarregado Geral de Manutenção Mecânica na Biotek
Há quanto tempo está na Altri? Desde o dia 7 de maio de 2001, portanto, há quase 24 anos. No que consiste o seu dia a dia na empresa? Em termos de manutenção mecânica, começamos o dia com a reunião Kaizen, onde avaliamos diariamente as situações que necessitam de análise e seguimento. Além disso, dou […]
Há quanto tempo está na Altri?
Desde o dia 7 de maio de 2001, portanto, há quase 24 anos.
No que consiste o seu dia a dia na empresa?
Em termos de manutenção mecânica, começamos o dia com a reunião Kaizen, onde avaliamos diariamente as situações que necessitam de análise e seguimento. Além disso, dou continuidade a diversos processos, como paragens, planeamentos, recuperações, entre outros.
O que significa para si ter sido apontado como exemplo de segurança na sua empresa?
Significa reconhecimento e uma responsabilidade acrescida, pois vou continuar a lutar e a trabalhar para minimizar situações potencialmente inseguras que possam causar incidentes.
Que desafios enfrenta ao promover a segurança no ambiente de trabalho e como os supera?
Os desafios são constantes, pois os perigos e, consequentemente, os riscos estão sempre presentes. É fundamental fazer uma avaliação de riscos – breve em alguns casos, mais exaustiva noutros – para prever o que pode acontecer em qualquer trabalho ou ação, seja ela qual for. Se conseguirmos evitar os quase-incidentes, com certeza diminuiremos muito a probabilidade de ocorrerem incidentes.
Que medida implementaria de forma prioritária para alcançar os Zero Acidentes?
Temos de continuar a trabalhar os aspetos técnicos, mas, fundamentalmente, os aspetos comportamentais. É uma luta constante e interminável…