Sérgio Gonçalves, Diretor de Manutenção na Caima
Há quanto tempo está na Altri? Estou na Altri há 6 anos, entrei em agosto de 2018. No que consiste o seu dia a dia na empresa? O dia começa com a reunião diária Kaizen com a equipa de manutenção, para análise de indicadores de manutenção e para o alinhamento de tarefas e prioridades. No […]
Há quanto tempo está na Altri?
Estou na Altri há 6 anos, entrei em agosto de 2018.
No que consiste o seu dia a dia na empresa?
O dia começa com a reunião diária Kaizen com a equipa de manutenção, para análise de indicadores de manutenção e para o alinhamento de tarefas e prioridades. No fim da manhã, participo na Reunião Diária de Gestão, onde são analisados desvios aos indicadores, questões de segurança e incidentes, e feito o planeamento das tarefas prioritárias. Ao longo do dia, ocupo-me do controlo e gestão de custos da manutenção, planeamento de paragens e reuniões de gestão e segurança.
O que significa para si ter sido apontado como exemplo de segurança na sua empresa?
É uma grande honra e responsabilidade. Significa que as minhas ações e comportamentos são vistos como um exemplo a seguir, estando alinhados com o compromisso do Grupo Altri com a segurança e o ambiente.
Que desafios enfrenta ao promover a segurança no ambiente de trabalho?
Aponto dois desafios principais: a resistência à mudança e a incorreta avaliação dos riscos. É fundamental comunicar claramente os benefícios das mudanças e envolver os colaboradores.
Que medida implementaria para alcançar os Zero Acidentes?
O envolvimento da liderança: garantir que os responsáveis pelos trabalhos e pelas instalações estejam comprometidos com a segurança.