Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Dez metas para 2020 Dez metas para 2020

Dez metas para 2020

Dez metas para 2020

2020 não foi uma passagem de ano qualquer. Foi toda uma década que mudou, por isso os objetivos que traçar são ainda mais importantes.


Publicado em 07-Jan-2020

A passagem de ano é sempre uma boa altura para fazer um pouco de introspeção, pensar no que correu bem e não tão bem no ano que findou, e traçar os objetivos para os 12 meses seguintes. Praticar mais exercício físico, ser mais feliz, conhecer novas pessoas ou transformar as nossas fraquezas em forças são ótimas ideias, mas definidas só assim sofrem de um pequeno problema: são demasiado vagas.

Alguém disse um dia que um objetivo sem um plano não passa de um desejo — e se pensar bem, provavelmente já desejou as mesmas coisas em anos anteriores, sem nunca as cumprir verdadeiramente. Por isso, para 2020, o que necessita é transformar esses desejos em objetivos específicos, quantificáveis, e com prazo definido. Também não convém estabelecer metas demasiado ambiciosas ou difíceis de atingir. Quem não quer ficar milionário antes do próximo Natal, com um corpo de supermodelo ou atleta de alta competição!? Mas talvez seja preferível definir um alvo “ligeiramente” mais fácil, como começar a poupar X por mês ou praticar exercício físico um determinado número de minutos por dia. Alcançados esses objetivos poderá então avançar para o propósito final.

É igualmente importante não estabelecer demasiadas metas, porque provavelmente não terá tempo suficiente e só vão contribuir para se dispersar ainda mais. Por isso anote bem estas 10 resoluções de Ano Novo que aqui lhe trazemos, porque provavelmente vai encontrar alguma(s) para si, mais uma pequena ajuda, para que 2020 seja finalmente o ano em que  cumpre estas metas.

Praticar mais exercício físico

Podíamos dizer que o telemóvel ajuda a alcançar a meta de 10.000 passos por dia, mas todas as pessoas são diferentes e não existem verdades nem valores absolutos nesta matéria. O que é importante é que perceba que o tempo passado no sofá, por muito convidativo, não o ajuda a melhorar a sua condição física. Tal como o automóvel pode ser muito cómodo, mas não será o melhor meio de transporte para se mexer. Não se esqueça de estabelecer metas semanais, porque estas são muito mais eficientes do que diárias (demasiado curtas para se perceber qualquer mudança) ou do que as mensais, tão longas que convidam ao relaxamento.

Dez metas para 2020 | Unibanco

Ter uma dieta mais saudável

Praticamente metade da população portuguesa sofre de excesso de peso, pelo que este será um bom objetivo para muitos. E o primeiro passo deverá ser consultar um nutricionista, para que este lhe prepare não só uma dieta com a quantidade ideal de calorias, como sobretudo um plano para a alcançar. Discuta bem as opções, para que o plano seja o mais adequado possível ao seu estilo de vida.   

Deixar de fumar

Se é fumador, então esta devia ser a resolução número um, porque afeta a sua saúde, a dos outros (sobretudo dos que lhe estão mais próximos), e a carteira. E se conseguir deixar de fumar no dia 1 de janeiro saiba que no dia 31 de dezembro não só se vai sentir com muito mais vitalidade e ter menos tosse, como reduziu para metade o risco de contrair um ataque cardíaco.

Aprender um novo passatempo

O seu futuro eu vai-lhe agradecer por ter começado uma atividade este ano. Um hobby é uma forma muito mais interessante e mentalmente desafiante de passar o tempo do que ficar a ver televisão, e nalguns casos ainda conhece pessoas novas (o que também devia ser uma resolução de Ano Novo). Em muitos casos nem sequer precisa de gastar dinheiro (ou gasta muito pouco), seja a fazer trabalho de voluntariado, inscrever-se num curso de línguas online, fazer um safari fotográfico pelas ruas da cidade (a pé), aprender a desenhar ou a tocar um novo instrumento. Existem inúmeras ideias.

Ler mais

Não é muito difícil ler vários livros por ano, basta criar um hábito e o difícil será parar. Lembre-se de que um livro é um amigo, uma viagem, entretém e é uma fonte de conhecimento sobre as mais diversas matérias. Assim, na sua próxima conversa já não terá dificuldade em arranjar assunto. 

Dez metas para 2020 | Unibanco

Poupar mais

Felizmente não faltam incentivos para poupar mais, como fazer uma viagem, estar preparado para um dia de chuva, ou abater o empréstimo mais rapidamente. A dificuldade está em juntar o dinheiro suficiente, mas felizmente aqui também não faltam dicas para o conseguir: comece por apontar todas as despesas; grão a grão enche o mealheiro; pense duas, três vezes antes de comprar; leve mais refeições feitas de casa, são apenas algumas dessas sugestões. Basta juntar um euro por dia para ter 366 euros no fim do ano.

Passar mais tempo com família e amigos

E menos tempo nas redes sociais, obviamente. O tempo é demasiado curto e precioso para o perder online. Escolha antes estar com as pessoas de quem gosta realmente, e que se importam consigo. Será um passo importante na busca da felicidade. Ou seja, da próxima vez que agarrar no telemóvel para ir cuscar o Facebook, escolha antes ligar a um amigo/a e marque um encontro.

Viajar

Viajar dá-nos mundo, dá-nos ideias, enche a alma (e a barriga), aprendem-se novas línguas, aumenta a tolerância e o respeito pelos outros… e para isso nem é preciso viajar até aos antípodas, uma boa viagem mesmo dentro de Portugal já oferece essa sensação de liberdade. Em 2020 escolha pelo menos um sítio distante e outro próximo (depende das finanças pessoais) e comece já a planear, para conseguir o melhor preço possível.

Dez metas para 2020 | Unibanco

Faça uma visita ao doutor

Não importa realmente o quão saudável se sente neste momento. Ir ao médico e fazer exames regulares é um passo muito importante para levar uma vida saudável.

Ajudar o ambiente

Não precisa de ser uma campeã da luta ambiental para ajudar a salvar o mundo. O planeta precisa de toda a ajuda que conseguir e temos de dar o nosso contributo. Faça com que em 2020 o seu seja muito maior, pressionando políticos ou participando em ações de recolha de lixo, mas sobretudo, fazendo sempre a escolha mais ecológica em todas as suas decisões.

Dez metas para 2020 | Unibanco