Dona Beija, um boteco brasileiro em Lisboa
Dona Beija, um boteco brasileiro em Lisboa
“De samba no pé e dadinho de mandioca na boca”. Foi assim que Dona Beija chegou a Portugal este verão, para dar a conhecer os petiscos típicos do Brasil, acompanhados por um “chope” incrivelmente gelado.
Publicado em 16-Ago-2018
Provavelmente poucos se lembram de “Dona Beija”, uma telenovela da rede Manchete que foi um êxito estrondoso, primeiro no Brasil, e depois em Portugal e que tinha Maitê Proença no papel principal. Foi há quase 30 anos… o que justifica o “esquecimento”. Tudo isto para dizer que uma nova Dona Beija decidiu assentar arraiais em Lisboa, na forma de um restaurante que presta “um tributo à memória e ao sabor brasileiro, às velhas histórias e aos novos encontros”.
Victor Abussafi, brasileiro de gema que há muito se deixou enamorar por Portugal, decidiu matar saudades de casa e trazer as suas memórias até este lado do Atlântico, abrindo bem no coração de Lisboa um “boteco”, o típico bar-tasquinha brasileiro onde os amigos se juntam depois do trabalho para beber um chope, comer petiscos e ficar a conversar até tarde.
Na carta do Dona Beija – sempre para partilhar –, há petiscos cariocas, paulistas ou do nordeste, como a Coxinha de Galinha com Catupiry, o Bolinho de Feijoada ou os famosos Dadinhos de Tapioca com queijo de coalho e geleia de pimenta – cubinhos fritos feitos com leite, queijo coalho e tapioca, acompanhado de molho levemente picante e agridoce. Depois há pratos quentes como o Escondidinho de Carne Seca, a Barriga de Porco Apururacado ou a tradicional picanha grelhada, acompanhada com farofa de bacon, molho chimichurri e batata rústica, e ainda os doces, como o clássico Brigadeiro de Panela ou o Pudim de Leite Condensado, ambos absolutamente obrigatórios.
Para além do menu fixo, disponível todos os dias, existe ainda um menu de almoço, de segunda a sexta (9.90 euros, prato com bebida e café) e também sanduíches tradicionais, como a Mercadão, uma dose avantajada de mortadela num pão francês com queijo que vem “diretamente do mercado municipal de São Paulo para sua mesa”. E aos fins-de-semana a boa surpresa é a famosa Feijoada Brasileira (12.90 euros por pessoa), servida durante toda a tarde.
Depois, a par dos petiscos que nos transportam para o calor do Brasil, há as caipirinhas de fruta – lima, limão, kiwi, manga ou morango. Ou as caipirinhas inventadas na casa, de manga e limão, de morango e coco e de melancia e framboesa. E ainda sangrias e cervejas a pressão, que aqui dão pelo nome de “choppinho”, é claro!
Por último, falta falar da “agenda cultural” de Dona Beija, que todas as quintas e sábados recebe concertos intimistas de artistas como Micheline Cardoso & Bossa Nossa Trio ou Samba Que Te Canto, e das cadeiras-baloiço junto à janela, para quem quiser embalar mais depressa…
O Dona Beija está aberto segunda-feira, das 12h às 15h; terça a quinta, das 12h às 15h e das 18h às 00h; sexta e sábado, das 12h às 02h; e domingos, das 17h00 às 23h. Tel. (+351) 21 35 70 135