Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Oktoberfest, a grande festa da cerveja Oktoberfest, a grande festa da cerveja

Oktoberfest, a grande festa da cerveja

Oktoberfest, a grande festa da cerveja

Os alemães têm a sua grande festa da cerveja em Munique e nós, felizmente, já não temos de fazer essa viagem para celebrar e brindar.


Publicado em 03-Out-2019

Lager, Dunkel, Pilsner, Malzbier, Doppelbock, Ale…Loiras, ruivas ou morenas, cervejas há muitas, como diz a célebre frase, e há cada vez mais, acrescentamos nós, desde que tanto as marcas tradicionais, como Super-Bock ou Sagres, mais uma série de pequenos cervejeiros independentes lançaram no mercado vários produtos diferenciadores, fabricadas num estilo mais artesanal. A cerveja está em alta, e se o verão é a época por excelência para beber uma fresquinha (além da queima das fitas) foi nesta altura que os alemães escolheram realizar o seu grande festival dedicado à bebida e nós, por cá, também lhes seguimos o caminho.

A caminho, portanto, mas em lugar de sairmos na Theresienwiese ou na Schwanthalerhöhe, as duas estações de metro mais próximas do parque da Oktorberfest, vamos antes sair no metro do Campo Pequeno, porque a Praça de Touros/galeria de eventos recebe, entre os dias 3 e 6 de outubro, A Cerveja em Lisboa, o grande festival, que entra na sua 3ª edição.

Ao longo dos três dias teremos então a oportunidade de beber, perdão, de provar um leque alargado de cervejas nacionais e internacionais, incluindo Dois Corvos, Cerveja Chica, Bolina ou AMO Brewery. Tudo acompanhado de petiscos e música ao vivo.

Oktoberfest, a grande festa da cerveja | Unibanco

As entradas custam 3 euros por pessoa, com direito a um copo de 0.25l, 5 euros para uma caneca de 0.50l, ou 5 também, mas com um copo Teku de 0.33l (considerado o melhor copo de cerveja do mundo).

Mais a norte, o melhor será então sair nos Aliados ou no Bulhão, pois são as duas estações de metro mais perto da Fábrica Nortada, na Rua Sá da bandeira. Esta casa da cerveja traz de volta a sua edição Oktoberfest que inclui até uma cerveja especial Marzenbier. Naturalmente que aqui a oferta resume-se à da marca, mas com sete estilos de cerveja diferentes (oito, se contarmos com a edição especial) não faltará escolha para todos os paladares. Com o prazer acrescido de saber que é mesmo aqui, neste espaço na baixa portuense, que toda a cerveja Nortada é produzida.

Para completar a experiência alemã, durante o festival este brew pub oferece ainda um menu especial alemão com entrada, prato, sobremesa e, claro, uma caneca de 0,5L (por 15 euros). Para completar a festa, haverá ainda concertos, jam sessions, mais música tradicional e quizzes, entre outras diversões.

Oktoberfest, a grande festa da cerveja | Unibanco

Ao longo de toda a semana de festa, as canecas de 0,5l da edição especial Oktoberfest custarão 3,50 euros e as de 1l serão vendidas a 6 euros.

Rumo ao sul, ao Algarve, já não temos metro que nos leve ao Vila Vita Biergarten, o restaurante desse fantástico resort algarvio, situado em Porches. Pelo que agora teremos de arranjar um meio alternativo, seja condutor designado, táxi ou Uber. O fundamental é não conduzir se beber.

Influenciado pelo nome, seguramente, o Biergarten volta a acolher uma Oktoberfest Week, onde poderemos experimentar vários tipos de cerveja Erdinger, mas também a cerveja artesanal local, a Porches Craft Beer. Os empregados estarão vestidos a rigor, com trajes tradicionais da Baviera, haverá música típica e, na ementa, tábuas de carnes frias, salsichas fumadas, salada de batata e pickles, schnitzel e pretzel.

Oktoberfest, a grande festa da cerveja | Unibanco

A festa começa a partir das 13h00 e ao fim de semana estarão abertos até às 02h00 da manhã. Convém fazer reserva.

Ou seja, de norte a sul do país ficamos com a certeza de que se Portugal não vai a Munique, pelo menos até dia 6 de outubro, Munique vem certamente até nós. E ainda bem. Prosit!