Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Ordem sem esforço: 15 rotinas que podem mudar a sua casa e a sua vida Ordem sem esforço: 15 rotinas que podem mudar a sua casa e a sua vida

Ordem sem esforço: 15 rotinas que podem mudar a sua casa e a sua vida

Ordem sem esforço: 15 rotinas que podem mudar a sua casa e a sua vida

Organizar e, sobretudo, manter a casa em ordem nem sempre é uma tarefa fácil. Mas há pequenas rotinas que podem ser interiorizadas e fazer toda a diferença…


Publicado em 29-Jan-2020

Mantenha o hall de entrada arrumado

Lembre-se de que a entrada da sua casa é essencial porque é ela que dá a primeira impressão. Garanta que o móvel no qual deixa as chaves e a carteira está com organizado, não acumulando no local papéis e outros objetos. O mesmo se aplica a casacos, sacos e sapatos. Se dedicar um espaço próprio para tudo, armários ou caixas para arrumação, será muito mais fácil manter a ordem. Dedique um minuto ao final de cada dia para deixar essa zona arrumada, evitando acumular “tralha” na entrada.

Faça sempre a cama antes de sair de casa

Não arranje desculpas. Bastam dois minutos para esticar os lençóis ou o edredão e… já está! O quarto fica logo com outro ar, vai sentir-se mais acordado/a, com mais energia, e – o melhor – quando regressar a casa ao final do dia vai sentir-se muito melhor e relaxado/a.

View this post on Instagram

Durante el invierno le pedimos muchísimo más al #recibidor: más espacio para guardar y también que nos reciba con el doble de calidez. Los básicos son los mismos que el resto del año, pero en estos meses le pedimos un esfuerzo extra a estos cuatro: una buena alfombra, un lugar para sentarse donde poder calzarse y descalzarse, un sitio para guardar los zapatos y mucho espacio extra para colgar ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Una luz cálida y un sitio fijo para las llaves acabarán de completar el recibifor perfecto para el #invierno. ¿Quieres inspirarte en estilos? En el link azul (iglink) de nuestra bio (@el_mueble) tienes 30 opciones (con 30 consejos) que superan este reto ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #elmueble #recibidorelmueble #frio #inspiracion #decoracion #interiorismo ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ http://ow.ly/vYe850xJHnr

A post shared by El Mueble (@el_mueble) on

Arrume a cozinha após as refeições

Levante a mesa, ponha os restos no frigorífico e coloque a loiça suja na máquina. É tudo o que precisa para no outro dia de manhã, quando entrar na sala, evitar a sensação de que o caos se apoderou da sua vida.

Deixe a mesa pronta para o pequeno-almoço

O pequeno-almoço pode ser um momento extra para partilhar e passar em família. Deixe a mesa preparada para o dia seguinte, com uma toalha de mesa, chávenas bonitas… À noite bastam 10 minutos de dedicação que vai ver recompensados no dia seguinte, deixando-lhe alguns minutos para relaxar com as pessoas de quem mais gosta.

Antecipe ligeiramente a hora de acordar

Pode parecer-lhe doloroso nos primeiros dias, mas o truque para começar o dia mais relaxado e com menos stress é acordar 10 a 20 minutos antes da hora necessária. Vai começar a sentir que aquele bocadinho em casa rende muito mais, e que o dia começa de forma muito mais tranquila e harmoniosa.  

Renove o ar

Abra a janela e ventile sua casa. 10 minutos são o suficiente. Não interessa se está frio ou calor, o ar interno deve ser renovado para que em sua casa possa respirar um ambiente fresco e saudável que estimule a atividade.

Manutenção diária da casa de banho

Escova os dentes e os restos de pasta de dentes ficam no lavatório a secar; penteia-se e deixa os cabelos soltos espalhados… É o princípio do fim… Se todas as vezes que usar o lavatório (para lavar as mãos, por exemplo), a sanita ou a banheira os deixar limpos, verá que é fácil manter a casa de banho com um ar asseado e organizado até ter tempo para fazer uma limpeza a fundo no final da semana. E ter uma casa de banho de dimensões reduzidas não é desculpa…

Deixe os sapatos à porta

Há uma razão pela qual na Escandinávia e no Japão tirar os sapatos à entrada de casa é obrigatório. Segundo a Universidade do Arizona, as solas dos sapatos que usamos na rua acumulam mais quantidade, variedade e concentração de bactérias do que uma casa de banho pública! Arranje um bom móvel para guardar sapatos, e grande parte da sujidade e de outros “convidados” indesejados vão desaparecer da sua casa.

Rotinas semanais

Escolha um dia fixo da semana para trocar a roupa da casa, outro para lavar a casa de banho e outro para passar a ferro e lavar a roupa branca, etc., etc… Assim, conseguirá fazer tudo de forma mais tranquila, sem acumular trabalho ou tarefas em exagero para o fim de semana.

Comprar sem arrumar

Aquela encomenda que chegou da Amazon ainda está na caixa, os sacos da Zara a um canto porque ainda não sabe se gosta daquele casaco ou a jarra que uma tia lhe deu e que ficou em cima da mesa porque ainda não teve tempo para ir trocá-la… Acostume-se a encontrar um lugar para tudo o que entra de novo na sua casa ou, melhor ainda, não compre nada sem ter pensado onde vai arrumar – use a máxima dos gurus da arrumação: “Para que algo entre, algo tem de sair”. A sua conta bancária e o planeta vão agradecer-lhe, a sua casa também!

Torne-se adepto de listas

Não é por acaso que as pessoas organizadas têm listas para tudo! Planeie diariamente o que tem a fazer ou, pelo menos, uma vez por semana. E isto inclui desde listas de supermercado a compras de roupa para a família ou de outros bens/produtos em falta para a casa.

View this post on Instagram

▫️TENGO QUE, ES PARA, ACABO DE...▫️cuando hacemos descarte, lo que ya no queremos...a la entrada de casa...”tengo que” devolver este vestido que no me sirve o estas cosas que son de mi hermana...a la entrada de casa. “Es para” arreglar o para llevar a la tintorería...a la entrada de casa...”acabo de” comprarlo pero como no sé dónde va o ahora no tengo tiempo (o estoy muerta y me da pereza..), a la entrada de casa... . . Solo os voy a decir que quizás hoy, es un buen día para “voy a llevar”, “voy a vaciar”, “voy a llamar que para que vengan a recoger...” ah!!! Y no nos olvidemos de los pomos de las puertas de dónde también cuelgan bolsas...😅 Feliz día a todos y por favor, contarme qué tenéis vosotros en la entrada de casa!!! #ponorden #rutinas #casaorganizadavidafeliz

A post shared by Vanesa Travieso (@ponorden) on

View this post on Instagram

D I N E R I T O. • Un tema que os preocupa, siempre preguntáis claves, trucos y cosas que podéis hacer para mejorar en ese aspecto o por curiosidad. • Hoy por fin he subido el nuevo de los #retostidoreve, el de #economia doméstica, anda que no me ha dado quebraderos de cabeza cómo afrontarlo 🤦🏽‍♀️. • Pero bueno ya está, quedan 40 días por delante para intentar hacer todo lo que se pueda con todos los medios a nuestro alcance 💪🏼. • Lo tenéis en el link del perfil en “post orden” y en el link directo de la cuenta @tidoreve, nuestra cuenta de retos donde mantenemos la intimidad de sus miembros y tratamos todos los retos con respeto. Todos los particulares son bien recibidos 🤗 pero se consecuente si entras, participa y trabaja, a fisgar casi es mejor que no entres, te aburrirías mucho. • Y tras este soliloquio un poco reivindicativo 🙄 yo me voy al sofá y tú a leer el post, con calma, Guio no me riñas 😂. • Aprovecho que la Foto es del kakebo de gastos de la #agenda102019lcdm para recordaros que no quedan muchas, que la fecha fin para comprarla y que llegue para Navidad es del 18 y para reyes el 31 y que la tienes en el link del perfil a ella y al planner tanto a la shop como al enlace en Amazon. _______________________________________ #nuevoreto #tidoreve #orden #organizacion #declutter #economiadomestica #marvidalorganizadoraprofesional #lacasademarordenydeco

A post shared by LCDM Orden y Deco • 𝕄𝕒𝕣 𝕧𝕚𝕕𝕒𝕝 (@lacasademarordenydeco) on

Planeie o que vai comer

Cansado/a de pensar no que fazer para o jantar? Habitue-se a planear menus semanais ao fim de semana. Poderá ir às compras e deixar tudo planeado para o resto da semana, inclusive cozinhar ou pré-preparar algumas refeições e congelar. Vai facilitar muito a sua vida, ganhando tempo que pode utilizar para outras tarefas ou simplesmente para relaxar.

Ponha o que está fora do lugar no lugar

Antes de sair de casa ou de ir para a cama, dê uma olhada rápida à sala. Se algo não estiver no lugar, não deixe para mais tarde ou corre o risco de acumular. Se algo estiver fora do sítio, ponha-o imediatamente no lugar e desta forma simples vai habituar-se a manter tudo em ordem. Se as almofadas estiverem espalhadas, endireite-as. Se o seu filho deixou um brinquedo no tapete, apanhe-o e leve-o para o quarto. Incuta esse hábito em todos os membros da família.

A regra dos 15 minutos

Para que a organização não se transforme numa tarefa hercúlea, dedique apenas 15 minutos por dia a uma área da casa. Pode até pôr um despertador. Nesse curto espaço de tempo, dedique-se a organizar uma prateleira da despensa, limpar o frigorífico ou arrumar o armário dos sapatos.

Dedique um mês por ano a cada divisão

Para não ter uma semana de limpezas duras, dedique um mês do ano a cada divisão da sua casa. Em janeiro poderá fazer uma limpeza a fundo do seu quarto, limpando, mas também aproveitando para fazer uma seleção mais aprofundada de roupas que já não usa… em fevereiro dedique-se à sala, aproveitando para fazer pequenas reparações ou remodelações necessárias. E cumpra o planeado, porque as rotinas ajudam-nos a ser organizados.