Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Os melhores parques de campismo para férias na natureza Os melhores parques de campismo para férias na natureza

Os melhores parques de campismo para férias na natureza

Os melhores parques de campismo para férias na natureza

Acordar rodeados de montanhas ou adormecer com as estrelas. Acampar permite tudo isto, em lugares onde se respira ar puro entre o sossego absoluto.


Publicado em 14-Ago-2019

Se procura umas férias tranquilas e longe das grandes multidões, acampar pode ser uma ótima alternativa às clássicas férias de verão. É verdade que não tem o conforto de um hotel, mas a essência do campismo é mesmo essa: desprendermo-nos dos pequenos luxos que temos como garantidos no dia a dia. Há quem se identifique mais com o espírito aventureiro que o campismo exige e há quem queira apenas sair da rotina e fugir ao que é mais comum para viver uma experiência nova.

Para os amantes do campismo e da natureza ou para aqueles que querem conhecer ou recordar a experiência de despertar com a natureza, preparámos um roteiro de parques de campismo, em Portugal e em Espanha.

Inseridos em paisagens especiais, rodeados de parques naturais ou a escassos passos do mar, há opções para todos os gostos. Mesmo para quem gosta de máximo conforto, já há parques que dispõem de bungalows sofisticados, que permitem usufruir desta experiência, sem prescindir da comodidade.

Em Portugal

Lima Escape Camping e Glamping

Localizado no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Lima Escape é um verdadeiro refúgio na natureza. Dispõe de bungalows, uma roulotte e várias tendas que estão equipadas com camas, colchões de ar, pufes, almofadas e até varandas, onde pode tomar o pequeno-almoço em contacto pleno com a natureza. Para desfrutar de paisagens bonitas, a escassos quilómetros, tem quatro lagoas onde se pode refrescar com mergulhos revitalizantes. À volta do parque, há também trilhos seculares para percorrer a pé e explorar a flora natural desta região do Alto Minho ou andar a cavalo. Não pode perder a Lagoa da Ponte da Ermida, situada a cerca de sete quilómetros do parque com uma cascata de água de dez metros.

Onde: Ponte da Barca, Viana do Castelo (Parque Peneda-Gerês)

Ericeira Camping

Ao lado da pitoresca vila da Ericeira, o Parque de Campismo de Mil Regos situa-se em frente à praia da Empa e é uma excelente forma de explorar as maravilhas do concelho de Mafra e as praias desta região. Oferece espaço para autocaravanas e tendas, mas também tem zonas de desporto e lazer, incluindo um parque infantil. Há ainda uma escola de surf bem perto, não estivéssemos nós na Primeira Reserva de Surf da Europa e na Segunda Reserva a nível mundial. Mesmo a seus pés, tem quatro praias banhadas pelo oceano Atlântico que pode explorar a pé. É ainda possível alugar motas de água e barcos. Não deixe de visitar a praia de Ribeira d’Ilhas, onde se realiza anualmente uma das provas do Campeonato Mundial de Surf.

Onde: Ericeira, Mafra (Lisboa)

Parque de Campismo das Berlengas

A ilha das Berlengas é um dos locais mais ricos em fauna do país. Aliás, é nesta pequena ilha situada a oeste do cabo Carvoeiro que podemos observar a única colónia de aves marinhas pelágicas de Portugal continental. É o local ideal para os mais aventureiros. Aqui, a energia elétrica é produzida por gerador e é desligada durante a noite. Por ser um parque de área bastante limitada, fica lotado muito rapidamente. Por essa razão, deve fazer a reserva com bastante antecedência, através do Posto de Turismo de Peniche. Para quem tem a sorte de conseguir lá acampar, os passeios de barco ao redor do arquipélago com visita às grutas são uma experiência imperdível.

Onde: Arquipélago das Berlengas (Peniche)

Zmar Eco Experience

Mais do que um parque de campismo, o Zmar é um eco resort – próximo da Zambujeira do Mar e de Vila Nova de Milfontes – que dispõe de confortáveis e modernos bungalows em madeira, em harmonia perfeita com a natureza envolvente. Tem também alvéolos para tendas ou caravanas. É dos parques mais completos do país: além de piscinas (uma exterior e outra de ondas coberta), dispõe de várias atividades para todos os gostos e idades. Desde aulas de ioga, circuitos de arvorismo, jogos de ténis e padel. A pensar nas famílias, o resort também preparou programas para os mais novos, como workshops e visitas à Quinta Pedagógica. Há também um parque de diversões, construído com materiais naturais.

Onde: Odemira (Costa Vicentina, Alentejo)

Em Espanha

Bayona Playa

Situado na costa galega, o parque de campismo Bayona Playa está rodeado pela deslumbrante praia da Ladeira, com três quilómetros de areal, onde pode praticar diversos desportos aquáticos, como windsurf e pesca desportiva. O parque dispõe de bungalows em madeira totalmente equipados com terraços privativos. O restaurante do parque oferece vistas privilegiadas sobre o mar e as Ilhas Cies, localizadas ali ao lado a alguns minutos de barco. A cidade medieval de Baiona encontra-se a apenas três quilómetros. Dentro do parque, opções de diversão não faltam. Há uma piscina exterior, um parque infantil e um campo de basquetebol.

Onde: Baiona, Pontevedra (Galiza)

Don Cactus

Está localizado na primeira linha da praia de Carchuna, na Costa Tropical, numa área arenosa de quase cinco quilómetros e um dos circuitos mais bonitos da costa mediterrânea da Andaluzia. O parque Don Cactus é a opção ideal para quem viaja em família, pois além da área de acampamento dispõe de vários bungalows de diferentes tipologias, com terraços virados para o mar. Conta também com várias atividades e espaços pensados para as crianças, como um parque aquático e uma piscina com jatos de água que fazem as delícias dos mais pequenos. Para os mais aventureiros, há ainda cursos de mergulho, passeios de veleiro e atividades nas montanhas, no parque Rio Verde, situado a 40 quilómetros.

Onde: Carchuna, Granada (Andaluzia)

Gavina

Mesmo à beira-mar, na Costa Dorada, o parque de campismo Gavina é um verdadeiro oásis de relaxamento e diversão para toda a família. De frente para o Mediterrâneo, dispõe de várias cabanas e chalets à beira-mar, que permitem vistas maravilhosas para o mar. Aqui, é possível acordar com o cheiro do mar salgado e a sensação de areia macia nos pés. É o cenário perfeito para relaxar na natureza ao sol. Além da praia, logo ali em frente, o parque dispõe ainda de uma piscina tipo lagoa e de várias atividades aquáticas. O parque Gavina também oferece uma proximidade privilegiada da cidade de Barcelona e do famoso parque de diversões Ferrari Land.

Onde: Creixell, Tarragona (Cataluña)

La Ballena Alegre

Ao lado do Parque Natural de Aiguamolls de l’Empordá e das ruínas de Empúries, o parque La Ballena Alegre está situado numa magnífica praia de areia fina. No total, são mais de 1.800 metros de fachada para o mar. Dispõe de acomodações luxuosas, onde nada o vai fazer invejar um hotel de cinco estrelas. Além dos bungalows ecológicos, equipados com painéis solares, o parque dispõe de piscinas, jardins, de um ginásio ao ar livre e de um surpreendente spa com sauna, banho turco, fonte de gelo, hidroterapia e massagens. O mais provável é que entre no parque e já não queira sair mais.

Onde: Sant Pere Pescador, Girona (Cataluña)

Kit essencial para acampar

  • Tenda: tenha em atenção o tamanho. Se for em família, o ideal é comprar uma tenda de formato familiar, com altura suficiente para colocar a mesa de refeições no interior.
  • Estacas extras: dependendo do sítio para onde vai, pode ser boa ideia comprar estacas extras, apropriadas para um piso duro. Não se esqueça de levar também um martelo.
  • Tapete de chão: para colocar no piso antes de montar a tenda e, assim, dar um reforço extra. Desta forma, evita que o pó ou a areia se espalhem por todo o lado.
  • Sacos-cama: devem ser suficientemente quentes se acampar em zonas onde a noite é mais fresca. Para quem gosta de dormir mais confortável, os colchões insufláveis são uma boa opção.
  • Lanternas: são indispensáveis em locais sem eletricidade. Práticas e leves, podem ser facilmente transportadas para qualquer lugar.
  • Mesa de campismo: com bancos dobráveis e que ocupe pouco espaço, é perfeita para fazer as refeições principais ao ar livre. Se for em família, pense numa que possa instalar mais pessoas confortavelmente.
  • Loiça leve e fácil de transportar: opte por loiça reutilizável (pratos, talheres, copos e taças), uma opção prática e segura, principalmente se tiver crianças.
  • Fogareiro: existem conjuntos de campismo que já incluem um fogareiro para cozinhar, uma panela adequada, lanterna e cartuchos extras.
  • Geleira: para quem quiser manter alimentos refrigerados e tiver eletricidade, uma pequena geleira pode ser uma boa opção.