Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Receitas de Natal saudáveis Receitas de Natal saudáveis

Receitas de Natal saudáveis

Receitas de Natal saudáveis

Receitas de Natal tradicionais, em versão saudável: Todo o prazer, menos problemas!


Publicado em 23-Dez-2019

Se há tradição em que nós, portugueses, somos realmente bons a manter é a mesa de Natal farta. Por todo o país as cozinhas agigantam-se nesta altura do ano, e um exército de cozinheiros (e cozinheiras) prepara um plano de batalha para invadir as mesas com todo o tipo de rabanadas e fatias douradas, filhoses, sonhos, coscorões, bolos da realeza, aletrias e arroz doce… Depois, com toda a gente sentada à mesa por horas a fio, é impossível não nos lambuzarmos nesta doçaria toda — e mais difícil ainda não ficar cheio de sentimento de culpa! Por muito ginásio que tenha feito nos meses anteriores.

Felizmente que existem algumas alternativas que podem tornar esses mesmos doces em versões mais saudáveis de si mesmas, e já nem precisa de se sentar a um canto, isolada, a comer uma bolacha de arroz.

Procure cozinhar a maioria dos pratos em casa, porque só assim vai conseguir garantir a qualidade dos ingredientes. Confecione apenas as quantidades estritamente necessárias para a ceia de natal e para o dia seguinte, porque não vale a pena prosseguir com os excessos nos dias seguintes. Lembre-se também do mantra “local e fresco”. Ou nacional pelo menos. Ajuda o país e reduz a pegada ecológica. O planeta também merece receber uns presentes de Natal.  

Aletria

É um dos doces mais tradicionais à mesa de Natal, sobretudo nas beiras, e mais a norte.

Receitas de Natal saudáveis | Unibanco

Ingredientes:
100 g Aletria
100 g Leite magro
75 g Açúcar amarelo
2 gemas de ovos
Casca de limão q.b
Canela q.b

Preparação:
Coza a aletria em água abundante por 5  a 10 minutos e escorra. De seguida leve o leite magro ao lume juntamente com as cascas de limão, açúcar amarelo e a aletria até ficar com uma consistência cremosa. Fora do lume adicione as gemas previamente batidas (opcional) e deixe que cozam enquanto repousa. Verte num tacho de servir e decore com canela em pó.  

Sonhos de Abóbora

Os tradicionais Sonhos podem ser feitos com abóbora ou cenoura, a receita é igual

Receitas de Natal saudáveis | Unibanco

Ingredientes:
750 gramas de Abóbora ou cenoura
Dois ovos
Raspa de laranja
50 gramas de açúcar amarelo (ou de coco)
Uma colher de sopa de fermento
350 gramas de farinha de amêndoa (ou normal)
Sumo de uma laranja
Sal q.b
Canela em pó q.b
Mel (opcional)
Azeite

Modo de preparação:
Corte a abóbora ou a cenoura em pedaços, coza bem e no final faça um puré. Dissolva o fermento no sumo de laranja, junte as raspas de laranja e o puré e envolva tudo muito bem. De seguida, adicione açúcar, o sal, os ovos e a farinha e amasse muito bem. Cubra a tigela com um pano e deixe a massa repousar durante umas horas. Frite depois colheradas de massa, em azeite bem quente, escorra muito bem sobre papel absorvente para retirar a gordura e passe as bolas pela canela. E por farinha. Depois de fritos, passe-os canela e pelo mel (opcional).

Rabanadas

Uma versão mais saudável, feita no forno e com ingredientes menos calóricos.

Receitas de Natal saudáveis | Unibanco

Ingredientes:
6 fatias de pão de forma integral
1 chávena de chá de leite magro
4 colheres de sobremesa de açúcar de coco
1 ovo e 1 clara
Canela em pó

Modo de preparação:
Aqueça o forno a 280º. Numa taça misture o leite e o açúcar, bata o ovo e a clara e passe cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo batido. Coloque as fatias no forno e deixe dourar. A meio vire as rabanadas para ficarem douradas dos dois lados e no final polvilhe com o açúcar e canela.

Peru de natal

O tradicional peru, numa receita com muito pouca gordura.

Receitas de Natal saudáveis | Unibanco

Ingredientes:
1 Peru
2 Cebolas
4 cenouras picadas
4 talos de aipo
2 raminhos de tomilho fresco
1 folha de louro
Sal
Azeite
Vinho branco (opcional)

Modo de preparo:
De véspera esfregue o peru inteiro com sal, e coloque-o numa panela com água fria, no frigorífico. Pré-aqueça o forno a 180º e pique os vegetais. Retire o peru do frigorífico e passe por água corrente. Pincele o peru com azeite e recheie com metade dos vegetais, tapando com a cebola. Leve ao forno por cerca de quatro horas e a meio da cozedura disponha os restantes vegetais na assadeira. Regue com mais azeite se necessário, ou com vinho branco.

Puré de maçã com castanhas

Um perfeito acompanhamento para o peru natalício.

Receitas de Natal saudáveis | Unibanco

Ingredientes:
3 maçãs reineta
1 pau de canela
Canela em pó q.b
1 colher de sopa de coco ralado
100g de castanhas

Modo de preparação:
Coza as castanhas descascadas e, à parte, coloque as maçãs descascadas a cozer em água aromatizada com o pau de canela. Quando estiverem moles acrescente a canela em pó e o coco ralado e junte às castanhas já cozidas. Reduza o preparado a puré.