Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Unibanco
Tudo o que precisa para cozinhar como um chef Tudo o que precisa para cozinhar como um chef

Tudo o que precisa para cozinhar como um chef

Tudo o que precisa para cozinhar como um chef

A comida está em todo o lado, na TV, nas redes sociais e até à nossa mesa. Por isso aqui ficam 12 dicas para começar a cozinhar como um pro .


Publicado em 25-Set-2019

Dizem que os chefs são as novas estrelas de rock, mas não basta saber fazer ovos mexidos para dar um concerto. Se quer realmente impressionar família e amigos vai precisar de um pouco mais de paciência, prática, e destes ingredientes que aqui lhe deixamos:

1. Ler a receita…do princípio ao fim

Antes de começar, leia a receita completa. Não leia duas linhas e ponha mãos na massa, porque pode cometer algum erro que se vai arrepender mais à frente. Organize mentalmente as etapas e estabeleça uma ordem cronológica na preparação.

Tudo o que precisa para cozinhar como um chef | Unibanco

2. Mise en place

Termo francês (como não?), que designa a organização de todos os utensílios e ingredientes necessários para a execução da refeição. Vem no seguimento da leitura completa da receita e qualquer chef lhe dirá que é uma etapa fundamental antes de começar a cozinhar. Disponha os utensílios que irá utilizar e prepare os ingredientes, incluindo lavar, pesar, descascar e cortar legumes, carnes ou peixe. É a melhor forma de garantir que não vai começar a pelar o tomate no momento em que devia estar a entrar no refogado…

3. Talho, peixaria, mercado

Escolha um talho, uma peixaria e um mercado e visite-os com regularidade. Crie uma relação pessoal, pois só assim vai conseguir as melhores carnes e os peixes e vegetais mais frescos.

Tudo o que precisa para cozinhar como um chef | Unibanco

4. Aprenda a fazer caldos

Já todos vimos a publicidade a dizer que os caldos são o ingrediente secreto para uma refeição de chef. A publicidade, neste caso, não engana. Os caldos são mesmo a melhor forma de dar sabor ao preparo, e se bem que não aja nada de errado com esses caldos que se compram no supermercado, usar um bom caldo caseiro, eleva o jogo a outro nível. E ainda por cima é um excelente uso para restos de carnes, peixes ou legumes que iriam parar ao lixo.

Tudo o que precisa para cozinhar como um chef | Unibanco

5. Cortar a direito

Ninguém imagina um chef sem um bom conjunto de facas, pois não? É um elemento indispensável em qualquer cozinha e devem estar sempre muito bem afiadas. Convém também ter um conjunto versátil e compensa investir, porque as boas facas duram muito mais. Neste capítulo, japoneses e alemães ficaram com toda a fama, mas em Portugal fazem-se realmente facas de enorme qualidade (e geralmente mais em conta), como as da Ivo Cutelarias e da Icel. Por isso apostamos no nacional.

Tudo o que precisa para cozinhar como um chef | Unibanco

6. Cordon Bleu

Cordon Bleu é muito mais do que um prato. É a maior e mais antiga escola de culinária no mundo, aberta em 1895, e por onde passaram inúmeros chefs de renome. Hoje está presente em 20 países, mas tem também um livro de técnicas de culinária onde ensina a preparar a maioria dos ingredientes: do corte à confeção. Uma bíblia para o cozinheiro amador.

Tudo o que precisa para cozinhar como um chef | Unibanco

7. Receitas Tradicionais

Maria de Lurdes Modesto escreveu um livro que não pode faltar em qualquer cozinha nacional São 800 receitas, completamente tradicionais, de norte a sul e ilhas. É o mais completo livro de cozinha portuguesa e se conseguir dominar boa parte destas receitas está lançado para o estrelato.

8. Colher

A colher é um dos mais versáteis utensílios que pode utilizar numa cozinha, e os chefs dão-lhes uma importância quase equivalente às facas. Com elas pode mexer, dosear e, nunca se esqueça, provar. Quem já viu algum Masterchef sabe que nenhum alimento pode sair da cozinha sem ser provado. Estas da Rival são portuguesas, linda, feitas em madeira de nogueira e, se forem bem tratadas, duram uma vida.

9. Plante você mesmo

Deixe cair as ervas secas e comece a usar os ingredientes mais frescos. Nada como criar os seus próprios “cheiros” e vegetais, e ainda por cima é muito simples com os muitos kits de iniciação que existem, como este. Além disso, decoram a casa.

Tudo o que precisa para cozinhar como um chef | Unibanco

10. Sous vide

Sous Vide é uma das técnicas mais usadas pelos chefs nos restaurantes, e uma das menos usadas pelas pessoas em casa. Sabia, por exemplo, que a diferença entre um bife mal passado e um médio é de apenas 3 graus? O Sous Vide permite controlar com total precisão a temperatura e com estes gadgets da Anova torna-se muito simples fazer em casa. Até porque controla tudo no telemóvel.

Tudo o que precisa para cozinhar como um chef | Unibanco

11. Moinhos Peugeot

Sal e pimenta são os dois condimentos mais básicos, e os moinhos da Peugeot são o benchmark pelos quais todos os outros moinhos são medidos.

12. Massimo Bottura

Por “apenas” 100 euros pode tirar um curso de cozinha privado com um dos melhores chefs do Mundo – o seu restaurante, Osteria Francescana, chegou mesmo a ser considerado “O” melhor do mundo. Como é italiano, os cursos não só são educativos, como divertidos e apaixonantes E é muito simples inscrever-se nesta MasterClass.