Cada vez mais, as redes sociais são imprescindíveis para se conectar com o núcleo de amigos e família, para estabelecer contactos profissionais, para estar a par do que acontece no mundo ou, simplesmente, para se distrair. Fazer menos scroll pode, por isso, não ser a indicação certa para melhorar os hábitos diários. A resposta pode estar em fazer um scroll com mais consciência. Há cinco passos fáceis que pode seguir para viver melhor as redes sociais e fazer um uso mais saudável das mesmas:

1. Sem medo de fazer unfollow

Este é o primeiro passo da estratégia. Se uma conta lhe provoca, constantemente, sensações negativas, é hora de deixar de seguir ou, pelo menos, silenciar. A “regra” é desfazer-se de contas desnecessárias que, ao invés de motivar ou fazer com que se sinta feliz por alguém, lhe provocam tristeza, stress, ansiedade ou que, de alguma forma, lhe alterem a confiança. Se o conteúdo partilhado incomoda, mesmo que seja de um amigo/conhecido, use o botão de “silenciar” para se afastar sem ofender ninguém.

2. Seguir aqui e seguir acolá

O fluxo constante e indistinguível das redes sociais pode representar uma sobrecarga de informação difícil de assimilar. Há um truque que pode utilizar para evitar deixar-se “engolir” por feeds intermináveis, sem que encontre o que procura: usar cada plataforma de redes sociais para um objetivo. Porque não privilegiar o Twitter para os meios informativos e estar a par das notícias do dia e o Instagram para recolher inspiração e um ponto de vista mais fresco? Esta é só uma sugestão de como pode organizar por categorias e segmentar as contas a seguir por plataforma, sem correr o risco de perder tempo infindável num scroll pouco motivador. Reorganizar o espaço virtual é uma espécie de método de Marie Kondo neste detox digital.

3. Apagar

Pode parecer uma atitude dramática para alguns, mas se usa as redes sociais apenas por diversão, este pode ser o melhor conselho. Se há alguma plataforma que considere aborrecida ou tóxica, simplesmente apague-a. Se pensar bem, nada o impede de voltar a descarregar a app mais tarde. Este é o passo certeiro para evitar ver as redes sociais como uma obrigação ou sentir que se deve manter a par de tudo em todos os momentos.

4. Limpeza geral no perfil

Sejam fotos publicadas, informação acessível a todos, publicações que já não o representam… O mais provável é que tenha a mesma conta há anos, o que significa que ao longo de todas as aprendizagens e vivências foi publicando coisas muito diferentes do que alguma vez publicaria agora. Não se esqueça de que o perfil das redes sociais é usado como “Páginas Amarelas”, como primeiro meio de pesquisa, o que significa que pode ser a entrada tanto para novos amigos como para potenciais chefes! Reconsidere a informação que está a partilhar publicamente e faça uma revisão do que já publicou até ao momento. A pergunta que deve fazer a si mesmo é: “Esta publicação representa o que quero transmitir sobre mim?” Se a resposta for um claro “não”, seguramente, está na hora de apagar ou ocultar.

5. Rir é o melhor remédio

Muitas vezes, é tudo o que precisamos para tornar um dia mau num dia suportável: seguir contas que transmitem alegria, que levantam o ânimo, que tornam o feed num scroll de pura distração positiva.

Temos duas sugestões que prometem fazer-lhe o dia. São contas perfeitas para um escape da realidade, com uma nota de humor bem forte e de pura estimulação visual. Desfrute e divirta-se: