Não são precisos grandes dotes ou um talento inato. Apenas tempo e concentração no momento. O primeiro passo é mesmo esse: romper com o estigma de que as artes plásticas são inalcançáveis para o comum dos mortaise algo para se admirar simplesmente à distância. A pintura, com fins terapêuticos, pode entrar na vida de todos – para libertar a tensão, para gerar bem-estar mental, para se sentir mais presente no momento. São estratégias como estas que ajudam a aliviar a pressão mental e a sentir-se melhor física e emocionalmente. Gestos simples que trazem boas doses de bem-estar para o dia a dia.

Pintar e desenhar são atividades que requerem grande atenção, ao pensar nas cores, nos traços, no próximo passo… Durante a prática, o ritmo de pulsações desce e a mente “liberta-se”, já que está concentrada em algo que relaxa e não deixa espaço para outros pensamentos..

A pintura é também uma forma de ajudar a expressar as emoções e de fomentar a comunicação – um exercício fundamental para fazer com as crianças, já que estimula a criatividade e o pensamento abstrato, ao mesmo tempo que melhora a coordenação motora. Sem esquecer que é muito mais fácil mostrarem, através do desenho e da pintura, o que sentem do que expressá-lo verbalmente. 

Rotinas diárias simples

O regresso do “básico” é uma tendência que está no auge em qualquer área, desde a moda à beleza – com peças cómodas, intemporais e com o privilegiar de materiais e ingredientes naturais… Também nas rotinas diárias a tendência é tornar tudo mais simples, com novos momentos de relaxamento e de bem-estar que permitem desfrutar das pequenas coisas da vida. 

Sem medos

O segredo está em não projetar ou antecipar um resultado, mas sim concentrar-se no processo – no traço, na forma – sem nenhuma expectativa. Escolha um lugar tranquilo com luz natural, vista uma roupa cómoda, adote uma boa postura, silencie as notificações do telemóvel e pegue no lápis!