Há datas que não devemos deixar passar em branco! Mesmo que não possa estar fisicamente com todas as mães que fazem parte da sua vida, surpreenda-as sem sair do sofá. Há presentes perfeitos e alguns miminhos que pode encomendar online e tornar o dia de alguém mais especial. 

Se o presente não chegar a tempo do Dia da Mãe, escreva uma mensagem ou deixe um postal no correio a explicar o que vem a caminho.

Neste Dia da Mãe escolhemos celebrar com algumas marcas portuguesas. Tudo o que mais queremos é voltar a encontrar a magia dos negócios nacionais que tanto nos enchem de orgulho e que nos tornam um dos países mais cool. Por isso, esta lista de presentes é feita, integralmente, em bom português:

1. Um tapete feito à mão

Rug by Gur trabalha em parceria com tecelões artesanais e convida artistas de todo o mundo a expressarem-se nesta arte, dando vida aos designs com a mesma autenticidade de um tapete de cozinha tradicional, mas muito mais divertidos. Pode ser o primeiro lugar onde a Mãe põe os pés pela manhã, o melhor amigo dos piqueniques no jardim ou até mesmo uma moldura na sala de estar. 

View this post on Instagram

“I prefer living in color” ~ David Hockney

A post shared by GUR (@rugbygur) on

2. Um fato de banho ou biquíni

Este verão será, certamente, bem diferente do que foi a estação até agora. Para a Latitid, a mensagem é esta: “Enquanto houver imaginação, o Sol nasce quando e onde quisermos.” Pensada para mulheres irreverentes e de atitudes diferenciadas, a nova coleção já está disponível online. O mote é Revealing Attitude. Como sempre, a marca portuguesa leva as Mães a viajar para um novo destino através dos padrões, cortes, texturas e cores. 

View this post on Instagram

Este ano, onde tudo é diferente, a Latitid mantém-se fiel aos seus valores e viaja até Los Angeles, através do maior superpoder que temos: a imaginação. Terra da esperança, dos sonhos, onde todos chegam com uma mochila cheia de projetos à espera pela oportunidade perfeita. Conhecido também pelo seu espírito boémio, praias e arte colorida que se vê na rua, este modo de vida inspira os modelos da coleção. Novas cores, texturas e cortes retos inspirados no imaginário da década dos anos 70 trazem malhas brilhantes e canelados, revelando uma reinvenção do nosso próprio design. L.A é o verdadeiro destino da esperança e dos sonhos... e não é aí que todos moramos agora? 💛 - This year, when everything looks and feels different, Latitid maintains its values and travels to Los Angeles, with the help of our biggest superpower: our imagination. Land of hope and dreams, a place where everyone arrives with a backpack full of projects, waiting for the right opportunity to arise. Known for its bohemian spirit, its beaches and colourful street art, this way of life influences the models of the 2020 collection. New colours, textures and straight cuts inspired by the 70s bring ribbed and shiny textiles, revealing a reinvention of our own design. LA is the destination of hopes and dreams… and isn’t this where our mind is now? #escape #dream #inmymind #summer2020 #latitid💛 Photographer. @joelbessa Video: Creative Direction. @danser.oumourir Directo. @leonorbettencourtloureiro DOP. @victornevesferreira Copyright. @__ritalina Motion. @kumisamo Production. @snowberry_production Model. @lena.simonne Makeup. @helenaalmeidamakeup Hair. @marta.medeiros Special Thanks. @molly_moks, @themagnoliahotelqdl, @marinaalbufeira

A post shared by LATITID swimwear (@latitid) on

3. Uma peça de cerâmica

Margarida Fabrica nasceu em 2010 pelas mãos da designer Margarida M. Fernandes. A inspiração vem, quase sempre, da cozinha e de tudo o que está associado a esta “necessidade básica da vida”: cozinhar e comer. É o gosto por respigar e por colecionar objetos de tempos passados que leva a designer portuguesa a produzir num ofício tão antigo e de tão forte tradição no país, a cerâmica. Para as Mães que gostam de passar tempos infinitos na cozinha, aqui encontra o presente perfeito.

View this post on Instagram

QUARANTINE “What does it mean to you, at this moment, to have a Ceramic piece in your home, made by MARGARIDA FABRICA?” - I use her pieces every day - this was tonight’s dinner. I love pottery because you can feel the energy of the artist’s hand in the gentle contours, the weight, the way the piece is glazed. Margarida’s energy is calming, quite zen, and it conjures up her minimalist and soulfully rich life with @lisbon_sailor and Branca. Every time I use a piece made by M, I’m reminded to slow down and be present. Each day at home seems to finish so quickly though the quarantine itself inches along. Cooking, time with our little guy, meditation, more cooking, and Margarida’s work helping me manage. Mina Park • @sookbyminapark

A post shared by MARGARIDA FABRICA (@margarida_fabrica) on

4. Um brunch em casa

A Mãe só precisa de fazer duas coisas: abrir a porta e preparar a mesa. Isto se não partilharem o mesmo teto, claro! Alguns dos melhores brunchs estão agora disponíveis para entrega em casa ou takeaway. Dê uma olhadela nas redes sociais dos lugares favoritos ou nas habituais plataformas de entregas. Na falta de opções: mãos à obra! Inspire-se nos menus do Dear BreakfastAmélia LisboaEARLY Cedofeita e prepare uma versão caseira feita com muito amor! O pão da Gleba e a sobremesa à lá Brigadeirando não podem faltar!

5. Uma rotina de autocuidados de qualidade

Para a Mãe que merece sentir-se mais bonita, há um kit de ritual de beleza com todos os produtos que necessita para criar um spa relaxante em casa. É da MPL’beauty e adequado a todos os tipos de pele, sem esquecer que todos os produtos do kit Hello Beauty são 100% naturais, biológicos e vegan.

View this post on Instagram

O que é como usar

A post shared by Mafalda Pinto Leite (@mpldaily) on

6. Uma T-shirt igual para a família toda

Le Mot é uma marca independente portuguesa que trabalha com materiais produzidos localmente e pequenos manufatores do Norte do país. A qualidade é sempre privilegiada sobre a quantidade e, por isso, produzem apenas um número limitado de peças. Além disso, aos poucos, privilegia os materiais eco-friendly, tanto nas peças como no packaging. Esta é a prenda perfeita para a Mãe que tem o futuro do planeta sempre em mente!

View this post on Instagram

Le Basique 🌾 A basic that is anything but #lemot #lebasique

A post shared by Le Mot (@lemot.tees) on

7. Uma peça de joalharia

As peças da Carolina Curado são sempre especiais, não fosse esta uma bióloga transformada em joalheira que junta dois polos opostos para construir uma abordagem única. Aqui fica a prova de que as melhores criações nascem do invulgar! A influência vem, sobretudo, das formas orgânicas presentes na fauna e flora que a rodeiam e está vincadamente marcada nas joias que constrói. Para celebrar o Dia da Mãe com um miminho especial, aproveite o desconto de 15% em todo o site ou 20% em compras superiores a €150. O envio é feito entre dois e cinco dias.

View this post on Instagram

A prenda perfeita para oferecer a todas as mães que gostam de jóias 💕 e temos 15% de desconto em todo o site e 20% em compras superiores a 150€ 😍 enjoy! ✨ #carolinacurado #carolinacuradojewellery

A post shared by Carolina Curado Jewelry (@carolinacurado) on

8. Um bouquet de flores secas

Ou quem sabe um workshop in a box, da 2 for 1 Design. Os workshops são dados ao vivo, mas online, e servem de apoio aos kits físicos que pode encomendar através do site. Para o workshop de arranjos de mão recebe, em casa, flores, arame e fita de florista. A aula virtual está marcada para o dia 9 de maio às 11h, na qual a Mãe vai fazer um arranjo Long Lasting Bloom, feito de flores secas preservadas. Há também um workshop de acessórios e outro de arranjos em jarra que decorrem em diferentes datas no mês de maio. Em alternativa, pode encomendar diferentes bouquets já feitos pela Maria Matos, a fundadora e creative da casa.

View this post on Instagram

Interrupção das imagem bonitas para avisar que já está online os Workshops in a Box - o que é? São caixas com TUDO o que precisam para fazerem um workshop comigo na segurança da vossa casa 🥰 bora? #2for1flowerdesign

A post shared by Maria Matos (@2for1design) on