Tomar decisões conscientes no dia a dia é a chave que abre ao mundo a porta de um futuro melhor, e essas decisões começam desde logo no que diz respeito ao transporte. A opção não é difícil e, na verdade, está ao alcance de quase todos, bastando para isso dar um pequeno passo em frente. Sabia que há opções e alternativas muito interessantes para se deslocar para o trabalho, que vão além dos transportes a que estamos habituados? Viaje connosco neste mundo de descobertas! 

1. A pé

É o meio de transporte mais sustentável e, até mesmo, o mais barato. Ir a pé para o trabalho pode ser uma opção a ter em conta, nomeadamente se morar perto do emprego ou, mesmo estando um pouco mais longe, se houver tempo para se deslocar e estiver habituado a fazer umas boas caminhadas. De resto, andar a pé reflete-se positivamente não só no bolso – com economias consideráveis – como também na saúde. Na verdade, este é um pequeno investimento que acaba por trazer múltiplos e importantes ganhos para o corpo e a mente. Em cada passo que der, está também a proteger cada um dos sistemas orgânicos, células e tecidos, contribuindo para o bom funcionamento do organismo. 

2. Bicicleta

Deixe as chaves do carro em casa, o passe na gaveta e pegue na bicicleta. Quer seja por motivos económicos, preocupações ambientais, porque a distância a percorrer ainda é grande ou… simplesmente porque gosta de fazer algum exercício físico, andar de bicicleta é sempre uma boa opção. Esta é já uma prática adotada por um elevado número de portugueses. Não será alheio a isto o facto de várias cidades terem começado a apostar em corredores destinados apenas a bicicletas e contarem com iniciativas cicláveis para adultos e crianças. Também as empresas começaram a criar espaços de estacionamento próprios para este tipo de veículos, facilitando o estacionamento durante o dia de trabalho. E não ter bicicleta não é desculpa para deixar de experimentar! Os utilizadores podem sempre recorrer ao sistema de utilização partilhada que já está presente em diversas cidades do país.

3. Trotinete elétrica

Já que falamos em sistema de utilização partilhada, porque não dar também uma voltinha nas muito famosas trotinetes elétricas e seguir, assim, para mais um dia de trabalho? É certo que a poupança financeira fica aqui um pouco colocada de lado, mas estas trotinetes são uma excelente opção para quem pretende chegar rápido ao emprego, sem ter de enfrentar o trânsito do dia a dia. A legislação nacional permite a utilização da ciclovia por parte das trotinetes, o que as torna ainda mais apetecíveis aos olhos de todos nós. Se gostar, porque não fazer um investimento?