As infeções fúngicas nas unhas são bastante comuns e afetam, normalmente, as unhas dos pés – embora também possam aparecer nas unhas das mãos! Isto porque os fungos que causam estas infeções nas unhas crescem e espalham-se em ambientes quentes e húmidos, como piscinas públicas, duches comuns ou ginásios. Apesar de ser praticamente impossível eliminar TODOS os riscos de desenvolver uma infeção fúngica na unha, há cuidados eficazes para diminuir essa probabilidade.
Tem mais probabilidade de desenvolver uma infeção fúngica nas unhas se:
- Tem diabetes
- Sofre de uma doença que causa má circulação
- Tem mais de 65 anos
- Usa unhas postiças
- Utiliza ou pratica um desporto aquático numa piscina pública
- Tem uma lesão na unha
- Tem uma lesão na pele que rodeia a unha
- Transpira excessivamente ou deixa os pés molhados por longos períodos de tempo
- Tem um sistema imunitário comprometido
- Usa calçado apertado, como botas
Prevenir fungos nas unhas
Para evitar os fungos nas unhas, deve proteger os pés do contacto direto com o solo, especialmente em piscinas, duches e vestuários. Além disso, tente sempre manter os pés secos, optando por meias que absorvam o suor. Dê preferência aos materiais naturais como o algodão!
Certifique-se sempre de que seca bem os pés depois do banho, especialmente entre os dedos. Não partilhe toalhas e assegure-se de que estas são lavadas com regularidade.
Use sapatos confortáveis, que permitem que o pé “respire”, e tenha sempre o cuidado de os manter higienizados. Nunca se esqueça: a higiene do sapato é essencial, tanto para evitar os maus odores como para cuidar do excesso de suor. Uma forma de prevenir os fungos desagradáveis passa por usar um spray desodorizante antibacteriano nos sapatos e palmilhas.
Sintomas comuns de fungos nas unhas
– Unha distorcida que se desprende da “cama”.
– Odor que provém da unha infetada.
– Unha quebradiça ou engrossada.
Como tratar as infeções fúngicas
O tratamento para uma infeção leve das unhas pode ser feito com produtos que criam um ambiente desfavorável para os fungos, que eliminam o problema e previnem a propagação da infeção.
Durante o tratamento, são precisos cuidados redobrados para evitar que se infetem as outras unhas saudáveis, como:
- Lavar sempre as mãos após tocar na unha infetada;
- Desinfetar os utensílios usados para a pedicure;
- Não usar verniz ou unhas postiças, que contribuem para o crescimento e para a propagação dos fungos.
Tratamento eficaz
Aplique o verniz para unhas medicamentoso – Amorolfina Zentiva –, uma vez por semana, para limpar e tratar a unha infetada. O tratamento das infeções das unhas é prolongado, sendo que a duração depende essencialmente da intensidade e da localização da infeção, assim como da capacidade regenerativa das unhas. Na generalidade, o tratamento pode durar até seis meses nas unhas das mãos e doze meses para as unhas dos pés.