Os pés carregam o nosso peso, o cansaço e até a carga de stress do dia a dia. São delicados e uma zona delicada do corpo humano que precisa de alguns cuidados para se manter saudável. Como os pés passam grande parte do tempo “fechados”, podem ser facilmente esquecidos e até negligenciados. Mas chegando o tempo mais quente, chega também a hora de os mostrar. 

Cuidar dos pés envolve cuidados diários simples que, além de manterem a boa aparência desta zona e de proporcionarem maior conforto, podem evitar o aparecimento de doenças causadas por fungos e bactérias, calosidades e dores. 

Estes são os seis conselhos simples e eficientes para ter os pés bem tratados:

1. Higiene em dia

É o primeiro passo para evitar maus cheiros e as indesejadas micoses. Lave os pés diariamente com água e sabão, preferencialmente, de ação hidratante. E não se esqueça de enxaguar e secar bem! Dê especial atenção à zona entre os dedos. O ambiente húmido é propício à proliferação de fungos e bactérias que são a causa de problemas nesta zona delicada. 

2. Hidratação necessária

É um passo que facilmente passamos à frente na rotina diária. Até usa hidratante no corpo, mas e nos pés? Aplicar um creme hidratante específico para pés antes de dormir é uma forma de repor a água perdida e amaciar a pele, o que previne a desidratação – bastante comum, sobretudo na zona do calcanhar. Para potenciar os resultados, use umas meias para proteger a área durante a noite e conseguir um efeito hidratante mais intenso. Colocar os pés para cima após esta hidratação – numa almofada, por exemplo – ajuda a melhorar a circulação e a diminuir o inchaço e o cansaço.

3. Esfoliação semanal

Outro passo que nem sempre entra na rotina. Uma vez por semana, deve esfoliar os pés, de forma a remover as células mortas e evitar rachaduras, que podem ser a entrada para fungos e bactérias acumuladas nos pés. Não use lixas agressivas. Coloque os pés de molho durante alguns minutos e, gentilmente, aplique o esfoliante. Prefira os cremes esfoliantes específicos para pés, que promovem uma ação de renovação da pele com delicadeza.

4. Desodorizante

Este é o passo que vai prevenir a transpiração excessiva e manter os pés como um local seco e protegido. Isto porque o suor em excesso é fator de micoses e maus odores. Para ajudar a reduzir a transpiração, aplique um desodorizante para pés e dê preferência às meias de algodão.

5. Atenção às unhas

Mantenha as unhas bem cortadas e limpas para evitar infeções e inflamações. Para evitar as unhas encravadas é preciso garantir que deixa uma pequena porção de borda livre e os cantos das unhas em formato quadrado. Não partilhe com outras pessoas os objetos que usa para cuidar das unhas! E se usa verniz com regularidade, opte por dar algum “descanso” entre aplicações. 

A infeção fúngica das unhas, mais do que uma questão estética, é uma questão de saúde que deve ser tratada. Para tratar deve usar soluções terapêuticas à base de amorolfina, como o verniz para as unhas medicamentoso Amorolfina Zentiva *.


View this post on Instagram

A post shared by Zentiva Portugal (@zentivaportugal)

6. Calçado adequado

A melhor opção é escolher calçado aberto, que permita a respiração do pé e que facilite a entrada de ar. De fora, fica o calçado de plástico ou borracha, assim como as sapatilhas demasiado apertadas ou pouco respiráveis. Evite ainda passar horas com calçado desconfortável. Deve escolher um calçado que se adapte às necessidades diárias e ao formato do pé. Caso necessite de usar calçado fechado, mesmo nas alturas mais quentes do ano, use palmilhas ortopédicas e aplique antitranspirantes e sprays refrescantes próprios diretamente no calçado. Não se esqueça de que a altura ideal do calçado deve ter entre 4 e 5 centímetros!


Diabetes: especial atenção aos pés

Manter os pés cuidados e tratados é essencial para qualquer pessoa, mas ainda mais importante para quem tem diabetes. Isto porque os diabéticos têm maior predisposição para o desenvolvimento de alterações nesta zona do corpo. Qualquer lesão pode evoluir para complicações graves. O primeiro passo é examinar os pés diariamente. Verifique cada dedo e não se esqueça da sola! Mudança de coloração e/ou temperatura, cortes, bolhas, calos, feridas ou infeções… Tudo isto obriga a uma atenção e cuidados redobrados! 

Na hora de escolher o calçado perfeito, opte por materiais confortáveis, possibilidade de ajuste de largura e, de preferência, sem costuras. Prefira experimentar o calçado ao final do dia, para garantir que o par é confortável mesmo quando existe maior tendência para inchaço.


* Amorolfina Zentiva 50 mg/ml verniz para as unhas medicamentoso é um Medicamento Não Sujeito a Receita Médica de Dispensa Exclusiva em Farmácia que contém 50 mg de amorolfina (substância ativa). Indicações: onicomicoses, sem envolvimento da matriz das unhas, causadas por dermatófitos, leveduras ou bolores. Contraindicações: hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer um dos excipientes indicados na secção 6.1. Advertências e precauções: evitar o contacto com os olhos, ouvidos e membranas mucosas; evitar uso verniz cosmético ou unhas artificiais durante o tratamento; se estiver grávida e/ou amamentar não utilize o medicamento, só se for manifestamente necessário. Leia atentamente o Folheto Informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. (30/04/2018)