Depois de vários meses de trabalho, aproxima-se um dos períodos mais aguardados pela larga maioria das pessoas: as merecidas férias. Com elas, chegam o descanso e o afastamento das responsabilidades, da rotina vivida no dia a dia e dos equipamentos tecnológicos. Mas será que todos nós estamos preparados para este período? Saberemos mesmo diminuir os níveis de stress e ansiedade e aproveitar o descanso que se aproxima? A capacidade para “desligar” do trabalho e da tecnologia varia de pessoa para pessoa

Baixar os níveis de stress

Fazer uma espécie de “detox” face às novas tecnologias e aprender a desligar-se é um primeiro passo a dar durante o merecido período de descanso. Pense no bem-estar físico, mas também emocional. Sabia que Portugal está entre os países da Europa com maior prevalência de doenças psiquiátricas? As perturbações de humor, ansiedade e obsessivo-compulsivo são as áreas que mais afetam os portugueses.

Na verdade, se a primeira coisa que faz ao acordar é pegar no telemóvel, se adormece ao lado do computador enquanto vê uma série, se a cada instante sente necessidade de verificar o email – seja pessoal ou de trabalho – e se, mesmo antes de adormecer, ainda dá uma última olhadela nas redes sociais… então, está mesmo a precisar de fazer uma desintoxicação tecnológica!

Ideias que pode aproveitar

1. Estabeleça metas temporárias

O ideal é aproveitar o período das férias para se afastar dos gadgets e começar a tirar mais partido da vida ao ar livre. Aproveite para fazer caminhadas pela praia ou pela serra, para dar uns bons mergulhos ou para, simplesmente, sentar e relaxar… longe do telemóvel e da Internet!

2. Estabeleça períodos de acesso

Nem sempre é possível estar 100% afastado do telemóvel, pelo que pode e deve definir algumas horas nas quais não é necessário usar este equipamento. Nesse período, ponha-o longe de si. 

3. Não pense muito nisso

É bem provável que nos primeiros dias sinta necessidade de estar sempre a pegar no telefone ou a aceder à Internet. Mantenha a calma, esta é uma sensação normal, mas evite cair em tentação.

4. Procure o que fazer

Muitas vezes utilizamos o telemóvel ou o computador para passar o tempo. Opte então por direcionar as horas mortas para hobbies pelos quais seja apaixonado, mas a que dá pouca atenção. É uma boa forma de esquecer a existência desses dispositivos.

5. Desative as notificações

Sem luzes e ecrãs acesos ou apitos constantes, é muito mais fácil ignorar os devices.

 E já que está de férias…

Deixe também para trás a rotina de trabalho que lhe pode causar stress e ansiedade. Antes de ir de férias, finalize todo o trabalho e deixe as tarefas em curso atribuídas. Na realidade, é importante que nos dias que antecedem o início das férias, todo o trabalho fique feito para que não lhe liguem enquanto descansa por algo que ficou por fazer. 

Lembre que o período de férias está prestes a começar e desligue as notificações antes de deixar o local de trabalho. Lembre-se ainda de que deve ativar no email o “out of office” e desligar a indicação de emails. Assim não terá a tentação de ficar agarrado ao telemóvel sempre que for notificado de um email ou de uma mensagem no WhatsApp, por exemplo.

Finalmente, descanse e dê atenção a quem está consigo durante as férias e, quando estas acabarem, recomece com calma! Recupere das férias e mentalize-se para os desafios que o esperam quando regressar ao trabalho. Desta forma, a transição acaba por se tornar mais fácil e suave.