This website uses cookies to improve the navigation. By navigating on the website you agree with its use. To know more please read our Use Terms.

by  Zentiva
Seis poderosos alimentos anti-inflamatórios Seis poderosos alimentos anti-inflamatórios
Cuidar

Seis poderosos alimentos anti-inflamatórios

Uma das melhores formas de fortalecer o sistema imunitário e combater as inflamações passa pela cozinha. Menos açúcares e hidratos de carbono refinados, fritos e fast food, refrigerantes, carnes vermelhas ou gorduras saturadas… Por outro lado, há alimentos que vai querer ter sempre à mão e cujo poder anti-inflamatório está há muito provado.

Vegetais de folha verde-escura

Espinafres, couves verdes, e brócolos são alguns exemplos de vegetais com elevadas concentrações de vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e outros componentes que ajudam a prevenir várias doenças. Entre eles está a vitamina E, essencial para combater os processos inflamatórios.


Peixes gordos

Salmão, cavala, atum, arenque e sardinhas devem ser consumidos várias vezes durante a semana. Bastante utilizados na dieta mediterrânica, estas espécies comportam um elevado teor de ácidos gordos essenciais ómega 3 que ajudam a reduzir os processos inflamatórios no organismo.


Gengibre

Não só previne náuseas e vómitos, como também tem provas dadas como antioxidante e anti-inflamatório. O gengibre, graças ao gingerol – uma das substâncias ativas do gengibre com ações benéficas para o organismo –, é capaz de reduzir os níveis de inflamação, seja ela aguda ou crónica. Ajuda ainda a diminuir sintomas de infeções respiratórias, como a tosse, a asma e a bronquite.


Fruta

Dos frutos vermelhos às maçãs e laranjas, vários frutos são ricos em antioxidantes, além de apresentarem baixo teor de gordura e poucas calorias. Cerejas, morangos, amoras, mirtilos e framboesas são ainda fonte de vitamina C e de antocianinas, grandes ajudas no combate às inflamações e na prevenção de gripes e constipações. Já os citrinos têm na casca e no sumo as propriedades de combate à inflamação, além de um elevado teor de água. É recomendado ingerir entre três e cinco porções diárias de fruta.


Frutos secos

Nozes, castanhas, amêndoas, e avelãs são exemplos de frutos secos que contêm antioxidantes em abundância, o que ajuda o organismo a reparar os danos da inflamação. As amêndoas são ricas em fibra, cálcio e vitamina E, enquanto as nozes contêm ácidos gordos essenciais ómega 3, um dos componentes fundamentais para reduzir a inflamação. Por serem calóricos, devem ser consumidos com moderação.


Azeite extravirgem

É o ingrediente-chave da dieta mediterrânica e o responsável por bloquear os processos inflamatórios no organismo. Rico em ácido alfa linolénico (ALA) e em gorduras monoinsaturadas, o azeite contribui ainda para reduzir o colesterol mais nocivo para a saúde, o LDL. 

Vídeo

Inovação e desenvolvimento

São palavras com muito significado para quem trabalha na Zentiva.

É nos laboratórios dos Medicamentos Genéricos que se desenvolvem novos produtos e onde os obstáculos se tornam em oportunidades. Criar um medicamento genérico é muito mais do que fazer uma cópia de um medicamento que já existe. Equipas multidisciplinares e de todos os cantos do mundo trabalham em conjunto para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.