Este site usa cookies para melhorar a experiência. Ao navegar no site está a concordar com o seu uso. Saiba mais sobre os Termos de Utilização.

by  Zentiva
Seis poderosos alimentos anti-inflamatórios Seis poderosos alimentos anti-inflamatórios
Cuidar

Seis poderosos alimentos anti-inflamatórios

Uma das melhores formas de fortalecer o sistema imunitário e combater as inflamações passa pela cozinha. Menos açúcares e hidratos de carbono refinados, fritos e fast food, refrigerantes, carnes vermelhas ou gorduras saturadas… Por outro lado, há alimentos que vai querer ter sempre à mão e cujo poder anti-inflamatório está há muito provado.

Vegetais de folha verde-escura

Espinafres, couves verdes, e brócolos são alguns exemplos de vegetais com elevadas concentrações de vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e outros componentes que ajudam a prevenir várias doenças. Entre eles está a vitamina E, essencial para combater os processos inflamatórios.


Peixes gordos

Salmão, cavala, atum, arenque e sardinhas devem ser consumidos várias vezes durante a semana. Bastante utilizados na dieta mediterrânica, estas espécies comportam um elevado teor de ácidos gordos essenciais ómega 3 que ajudam a reduzir os processos inflamatórios no organismo.


Gengibre

Não só previne náuseas e vómitos, como também tem provas dadas como antioxidante e anti-inflamatório. O gengibre, graças ao gingerol – uma das substâncias ativas do gengibre com ações benéficas para o organismo –, é capaz de reduzir os níveis de inflamação, seja ela aguda ou crónica. Ajuda ainda a diminuir sintomas de infeções respiratórias, como a tosse, a asma e a bronquite.


Fruta

Dos frutos vermelhos às maçãs e laranjas, vários frutos são ricos em antioxidantes, além de apresentarem baixo teor de gordura e poucas calorias. Cerejas, morangos, amoras, mirtilos e framboesas são ainda fonte de vitamina C e de antocianinas, grandes ajudas no combate às inflamações e na prevenção de gripes e constipações. Já os citrinos têm na casca e no sumo as propriedades de combate à inflamação, além de um elevado teor de água. É recomendado ingerir entre três e cinco porções diárias de fruta.


Frutos secos

Nozes, castanhas, amêndoas, e avelãs são exemplos de frutos secos que contêm antioxidantes em abundância, o que ajuda o organismo a reparar os danos da inflamação. As amêndoas são ricas em fibra, cálcio e vitamina E, enquanto as nozes contêm ácidos gordos essenciais ómega 3, um dos componentes fundamentais para reduzir a inflamação. Por serem calóricos, devem ser consumidos com moderação.


Azeite extravirgem

É o ingrediente-chave da dieta mediterrânica e o responsável por bloquear os processos inflamatórios no organismo. Rico em ácido alfa linolénico (ALA) e em gorduras monoinsaturadas, o azeite contribui ainda para reduzir o colesterol mais nocivo para a saúde, o LDL. 

Vídeo

Inovação e desenvolvimento

São palavras com muito significado para quem trabalha na Zentiva.

É nos laboratórios dos Medicamentos Genéricos que se desenvolvem novos produtos e onde os obstáculos se tornam em oportunidades. Criar um medicamento genérico é muito mais do que fazer uma cópia de um medicamento que já existe. Equipas multidisciplinares e de todos os cantos do mundo trabalham em conjunto para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.