O verão está de volta e promete temperaturas bem elevadas que convidam a banhos. Para os que não dispensam uns dias de descanso de pés na areia ou de molho no mar, elaborámos um guia completo que permite desfrutar do verão em segurança, cumprindo todas as regras e com os cuidados que se impõem.

Boas práticas para umas férias em segurança

1. Primeiro passo: consultar o limite de ocupação imposto da praia que pretende frequentar. Para saber o nível de ocupação das praias no verão deve consultar a lista com os limites impostos a cada praia pela Agência Portuguesa de Ambiente (APA).


2. Antes de ir à praia deve verificar a afluência da praia através da aplicação Info Praia. Prefira as praias com um nível de ocupação mais baixo – assinaladas a verde! –, que são vigiadas e com controlo de qualidade. Se a sinalética for verde, significa que a ocupação da praia corresponde a menos de um terço da capacidade total. Se for amarela, significa que a ocupação se encontra entre um terço e dois terços. Quando vermelha, significa que a ocupação da praia é total.


Pode também consultar a aplicação Posso ir?, criada durante a pandemia pelo grupo Tech4Covid19 e que, em parceria com a Deco Proteste e colaboração da APA, vai conter toda a informação necessária, desde o nível de ocupação à qualidade da água, o histórico de ocupação, a existência de bandeira azul e vigilância e ainda as infraestruturas disponíveis.

3. Na chegada, se o nível de ocupação for elevado, não arrisque! Quanto maior for a afluência, mais difícil será manter a distância de segurança.

4. Para aceder à praia, use sempre calçado, circule pela direita e siga todas as indicações que possam existir nos acessos. Mantenha sempre uma distância mínima de 1,5 metros em relação a pessoas que não pertençam ao mesmo grupo. Evite paragens nos acessos!

5. Na praia, mantenha a distância de segurança de 1,5 metros em relação a outros grupos, tanto na areia, como à beira-mar ou no banho. Os chapéus-de-sol devem estar colocados afastados, no mínimo, 3 metros dos chapéus-de-sol de outras pessoas.

6. Nas idas ao bar ou à casa de banho, use sempre calçado, desinfete as mãos à entrada e saída e mantenha a distância de segurança.

7. Na saída da praia, não deixe resíduos nem beatas para trás! Coloque-os nos contentores respetivos. Tenha em atenção que as máscaras e as luvas devem ser sempre depositadas nos contentores de lixo indiferenciado. 

Semáforos que controlam a lotação, distanciamento físico na areia, aplicações que ajudam antes da ida à praia são algumas das medidas impostas e que devemos cumprir para tornar a praia segura para todos.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, “com base em dados de surtos anteriores de SARS e MERS, os cientistas estimam que há um baixo risco de transmissão do vírus que causa a doença covid-19 através da água”. No entanto, lembra que o risco de contaminação através das secreções respiratórias – tosse e espirros – de uma pessoa infetada continua a ser o veículo direto de transmissão e, por isso, as praias não são uma exceção ao cumprimento das medidas! “Considerando o princípio da precaução, é apropriado adotar medidas de manutenção do risco tão baixo quanto possível”, acrescenta a Agência Portuguesa do Ambiente.


Em qualquer local, incluindo a praia, é importante:


– Manter o distanciamento físico;

– Limpeza frequente das mãos;

– Etiqueta respiratória;

– Limpeza e higienização dos espaços;

– Utilização de máscara ou viseira quando tal for obrigatório.


Regras a ter em atenção e cuidados importantes


Férias cá dentro

Sugerimos onde ficar para uns dias de merecido descanso em alojamentos de turismo rural e de bem-estar que estão prontos para o receber com todas as regras de segurança impostas pelas autoridades de saúde.

1. Pensão Agrícola, Tavira

No sotavento da região algarvia, este alojamento rural descansa entre a histórica cidade de Tavira e a pitoresca Cacela Velha, a 1,5 quilómetros da Ria Formosa e das praias desertas que a caracterizam. 

2. Craveiral Farmhouse, São Teotónio

A meio caminho entre o campo e o mar, este lugar especial no sudoeste alentejano é a combinação perfeita entre a ligação à natureza e o conforto da vida moderna. Aqui, “há sempre alguma coisa para fazer, mesmo que seja não fazer nada”. É pet-friendly. Na cozinha está o chef Alexandre Silva.

3. Quinta da Comporta, Comporta

Neste wellness boutique resort vive-se o lifestyle único na cultura e na história da Comporta, que inspira a voltar ao ritmo da natureza. A vida aqui leva o seu tempo, considerado imensurável. 

4. Casa Modesta, Faro

É um turismo rural de traços contemporâneos, com horta biológica, jardim e solário, onde o tempo corre ao ritmo das marés. Virado para o mar e no coração do Parque Natural da Ria Formosa, eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal, esta casa de família desperta o melhor do Algarve.

Ver Fontes (3)