Não nos podemos esquecer do quão vital é permanecer ativo, com benefícios tanto para o corpo como para a mente. Depois de um período de pausa, o exercício físico regular deve voltar a fazer parte da rotina saudável. A boa notícia é que o corpo está preparado para receber um estímulo crescente, por isso, dia após dia, os músculos vão começar a desenvolver-se e vai, com certeza, notar cada vez mais força, mais flexibilidade e mais capacidade cardiorrespiratória assim que retomar o exercício físico. O que custa é arrancar!

1. Aumente o tempo de treino progressivamente

Seja em casa, no ginásio, nas aulas ou ao ar livre, o importante é mexer-se! Comece com cerca de 30 minutos de exercício diário, pelo menos, três vezes por semana. O ideal mesmo é alternar entre os dias de exercício moderado e mais intenso. Entre os treinos, faça uma pausa, claro, para deixar que o corpo recupere. Treinar dias seguidos não é a melhor opção, sobretudo depois de um longo período de pausa.

2. Adapte a intensidade ao nível atual

Este é mais um truque fundamental. Tal como o tempo de treino deve aumentar progressivamente, também a intensidade deve seguir a mesma lógica. De nada vale arrancar logo com as cargas, as repetições e os tempos de outras andanças. Devemos ter em atenção que o corpo não está habituado ao mesmo ritmo e, por isso, devemos começar por baixo e aumentar conforme sentimos o corpo preparado para adicionar intensidade. Paciência é uma virtude no regresso!

3. Alimentação equilibrada e muita água

Para acompanhar o exercício e recuperar a forma num ápice, nada melhor do que uma dieta repensada. No prato, deve privilegiar os vegetais, legumes e frutos, evitando gorduras e açúcares. Os excessos devem ser guardados para as épocas mais especiais – bolos, bolachas, chocolates, pré-confecionados, refrigerantes, salgados… Atenção que o objetivo não deve ser uma mudança de dieta alimentar drástica, mas sim uma reeducação dos hábitos para que consiga manter os efeitos a longo prazo e de forma consistente! Lembre-se de mastigar bem os alimentos e comer lentamente. A hidratação é também fundamental para este processo de recuperação – o ideal deve ser beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia. 

No regresso à rotina saudável, não desista! Depois de um tempo de pausa, é normal sentir mais dores do que o habitual, mas o importante é não desistir da regularidade e nunca parar!