Muito se fala da importância da proteção solar sempre, com especiais cuidados nos meses de verão, em que a exposição solar tende a ser mais frequente, direta e constante. Apesar de todos os alertas, há quem se escuse ao uso de protetor solar, acreditando que este impede o objetivo de ficar bronzeado. Nada mais errado! Os protetores solares não só permitem que a pele se bronzeie como há cada vez mais fórmulas inovadoras que potenciam um bronzeado saudável, rápido e bonito

É verdade que o sol pode ser um dos melhores aliados para a saúde. Se recebido com prudência! Do lado mais negro da exposição solar estão as rugas, as manchas, a flacidez ou até as reações alérgicas… Pouco há de mais perigoso do que se pôr debaixo do sol sem um filtro protetor, seja na praia ou na rua. 

Para conseguir um bronzeado saudável e livre de queimaduras, procure produtos de proteção UVB/UVA com SPF nunca inferior a 30 e que contenha antioxidantes na fórmula, de forma a evitar a deterioração da derme como consequência da ação dos raios solares nocivos. Aconselhe-se sobre a melhor opção junto do farmacêutico ou dermatologista.

Depois de meses em casa, não há forma mais simples e segura de conseguir um bronzeado saudável e bonito. Uma fórmula bifásica – óleo-aquosa – é uma boa opção para potenciar o bronzeado e conseguir uma cor mais uniforme e bonita, além de hidratar a pele e apresentar um acabado acetinado favorecedor, tudo para uma pele mais suave e luminosa. Há muito que a proteção solar deixou de ser um inestético creme branco! Depois da exposição, aconselha-se também o uso de óleos corporais cujos ingredientes ajudam a potenciar o bronzeado e, ao mesmo tempo, defender a pele contra os danos solares. 


Truques para um bronzeado mais rápido

1. Mais cenoura, batata-doce, manga…

Pimento, laranja, abóbora, pêssego, mamão, nectarina. Podíamos continuar com esta listagem de alimentos que têm um ponto em comum: a abundância de betacarotenos, os responsáveis pelas cores laranja, amarela e vermelha destes alimentos que, quando ingeridos, são transformados e assimilados na forma de vitamina A. São antioxidantes, com propriedades benéficas para a pele e os olhos. No verão, podem melhorar e prolongar o bronzeado. Como tudo, em excesso estes alimentos podem ser os responsáveis por transformar a cor da pele e terminar com um bronzeado mais próximo do laranja, que todos querem evitar!

2. Cortar caminho com os autobronzeadores

O principal objetivo é conseguir um bronzeado bonito, uniforme, duradouro e, sobretudo, rápido! Pode consegui-lo com recurso a um autobronzeador, mas há que ter certos cuidados. Preparar a pele com uma boa exfoliação é indispensável. Deve ser feita 24 horas antes de aplicar o autobronzeador, repetindo a exfoliação quatro dias depois. Desta forma, está a refinar e a retirar as células mais envelhecidas da superfície da pele, que são as que reagem com maior pigmentação. É preciso ter em especial atenção as zonas mais rugosas do corpo, como os tornozelos, os joelhos e os cotovelos – que devem ser cuidadosamente hidratadas antes do autobronzeador. Se tem marcas na pele que quer disfarçar, ponha uma ligeira camada de vaselina sobre as manchas antes de espalhar o autobronzeador. 


Manter o bronzeado pós-verão

Depois de conseguir o tom dourado, natural e bonito, resta saber como o manter. Prolongar o bronzeado não é tarefa fácil, mas há alguns cuidados que podem ajudar a manter o efeito favorecedor por mais tempo. Usar um creme hidratante after-sun e adequar a temperatura da água nos próximos banhos (melhor ainda se conseguir manter este limite durante todo o ano!). 

A água demasiado quente pode desidratar a pele em excesso e fazer com que descame mais rapidamente, o que influencia diretamente o bronzeado, fazendo-o desaparecer mais cedo. O melhor é tomar um banho revitalizante e com água morna, nunca superior a 37 graus. Além da desidratação, a temperatura demasiado alta da água pode acelerar o processo de envelhecimento e o aparecimento de rugas. 

Ver Fontes (3)