Vivemos momentos históricos, nos quais seria impossível ignorar a relevância do conhecimento científico para nos mostrar os sinais claros de que a influência da ação humana passou dos limites. A boa notícia é que temos cada vez mais opções, práticas, para a transformação desta realidade. Com histórias comoventes e inspiradoras, seguimos um caminho em frente para cuidar do planeta. Estes documentários, em série ou filme, são obrigatórios para quem deseja mudar e participar ativamente nesta mudança para um futuro mais sustentável


Pandemic: How to Prevent an Outbreak, Netflix

Dividido em seis partes, este documentário mostra os preparativos em andamento para prevenir uma futura pandemia. O lançamento não poderia ter sido mais cronometrado. Três semanas antes da estreia, os primeiros casos da Covid-19 tinham sido relatados na China, o começo de um surto que mudou a forma como vemos o mundo para sempre. Em Pandemic são analisados os riscos de futuras pandemias à escala global e seguem-se profissionais médicos e cientistas na linha da frente para combater o inevitável.


Rotten, Netflix

Até chegar ao prato, os alimentos fazem uma viagem, muitas vezes, conturbada, sobretudo se estivermos a falar de alimentos importados. Este documentário é a exposição de histórias ocultas por trás destas viagens. Cada episódio mostra outro mundo na produção de um alimento – digamos, perigoso. Já alguma vez imaginou que existe uma relação direta entre os cartéis de droga e a popularidade do abacate? Ou que no mundo da produção de frangos, os criadores chegam ao ponto de sabotar o stock uns dos outros? É ver para crer. 


Breaking Boundaries: The Science of Our Planet, Netflix

O narrador é nada mais nada menos do que David Attenborough. A história é sobre a mais importante descoberta científica dos nossos tempos: a humanidade empurrou a Terra além dos limites que a mantiveram estável por dez mil anos, desde o início da civilização. Este documentário, um filme de 75 minutos, leva-nos numa viagem pela descoberta dos limites planetários, aqueles que não podem ser ultrapassados, não só para a estabilidade do planeta, mas também para garantir o futuro da humanidade. É o filme para ver as soluções que existem neste momento, as mudanças que devem ser implementadas e partilhar para que seja possível proteger os sistemas de suporte de vida no planeta Terra.


Honeyland, Amazon

A vida é a da apicultora macedónica Hatidze Muratova. Enquanto escala montanhas, sobe árvores e cruza rios para cuidar das abelhas que povoam a paisagem rural do Leste da Europa, Muratova cuida também da mãe, idosa e frágil. Seriam só as duas, numa vida solitária, até à chegada de uma família de nove pessoas que se instala nas proximidades. A princípio, tudo se mostra tranquilo. Daí vem o comportamento perturbador e ameaça à forma como cuida das abelhas. Este documentário é um retrato da industrialização do mel, das alterações climáticas, do amor familiar e muito mais. Não é o documentário típico que esperávamos. É muito mais íntimo e profundo.


Human Flow, Amazon Prime

Numa combinação perfeita entre arte conceptual e ativismo, o artista Ai Weiwei parte para este documentário com a ambiciosa missão de retratar a história de mais de 65 milhões de pessoas que foram obrigadas a sair de casa ao redor do mundo por diferentes razões – fome, alterações climáticas, guerras. Da ilha grega de Lesbos até à Síria, o trabalho do pensador e ativista chinês – com exposições em Portugal, já agora! – mostra a situação humana (ou desumana….) da atualidade, ao abordar temas como a deslocação e a separação. O alerta é comovente, inspirador, imperdível.