Do pequeno-almoço ao jantar, há utensílios na cozinha que simplificam e que se encaixam na perfeição no estilo de vida de cada cozinheiro. São itens nos quais vale a pena investir para usar no dia a dia, desde os básicos ao armazenamento sustentável.

1. Têxtil de cozinha

São objetos essenciais mesmo para os minimalistas e vão desde as toalhas e guardanapos aos panos de limpeza. O objetivo é eliminar o típico papel de cozinha descartável e fazer a troca pelos têxteis. Aposte, por exemplo, nos guardanapos em tecido, que podem ser de algodão, linho… Prefira têxteis de fibras naturais, como o algodão orgânico, que duram mais tempo e são biodegradáveis. 

2. Serviço de mesa

Tigelas de diferentes tamanhos para ter sempre à mão, saladeiras, travessas, tábuas e talheres de servir – num conjunto que deve incluir espátula, colher e garfo –, faca de manteiga, são alguns dos essenciais que podem parecer estranhos, mas vão dar muito jeito na cozinha! Procure manter estes objetos numa paleta de cor semelhante, de forma que tudo funcione e combine à mesa. 

3. Serviço de copos

Para vinhos, para café, para água, para aperitivo, para champanhe… Vale a pena investir num serviço de copos que durem e que não se partam assim com tanta facilidade. Claro que vai acontecer a determinado momento, por isso aposte também em peças que sejam facilmente substituíveis. Reserve um set de copos para ocasiões especiais! E sabia que pode usar os copos maiores de água/sumo para armazenar sobras de comida? Basta colocar uma tampa reutilizável e está improvisado um pequeno tupperware

4. Utensílios de cozinha

São objetos que facilitam e muito a criação de refeições mais saudáveis em casa. Um spinner de salada, para ter sempre vegetais frescos e prontos na hora, é um bom exemplo. Um cortador mandolina, um almofariz, um coador, um raspador, um espremedor, são outros essenciais que não podem faltar. A isto junta-se o obrigatório conjunto de facas de chef que vai fazer toda a diferença na preparação dos cozinhados, da noite para o dia!

5. Ménage de cozinha

Muita atenção aos químicos e aos alumínios presentes em muitos utensílios de cozinha que podem ser transferidos para os cozinhados durante o processo de aquecimento. É um ponto-chave a ter em conta na compra de qualquer tacho, frigideira… Invista numa boa panela, numa boa caçarola, numa boa grelha e num bom skillet de ferro fundido. Complete com um set de peças – panelas de diferentes tamanhos, frigideira wok, travessa assadora, sauté – em aço inoxidável antiaderente, que se adaptem a todos os cozinhados e número de convidados à mesa.

6. Armazenamento

São muitas vezes vistos como elementos muito secundários na cozinha, mas a escolha de boas opções para guardar alimentos pode fazer toda a diferença nos cozinhados. Jarros, sacos em silicone com fecho reutilizáveis, caixas herméticas em vidro… Quando cozinhamos, geralmente acabamos as refeições com sobras e, por isso, é extremamente necessário ter formas de armazenar a comida já preparada com qualidade para que se evite o desperdício alimentar.

O vidro e o silicone são materiais que devem ser privilegiados na cozinha e na dispensa. Escolha opções que são adequadas tanto para frigorífico como para congelador. Use e abuse das caixas transparentes para organizar frutos e vegetais nas gavetas do frigorífico, de forma a ter tudo bem à vista e separadas, permitindo o fluxo do ar. Os jarros com uma dimensão maior são uma excelente opção para guardar sumos caseiros ou leite vegetal feito em casa. 

7. Pequenos eletrodomésticos

E assim terminamos esta lista. Com um processador de alimentos, uma batedeira, uma chaleira elétrica, uma panela de pressão, uma panela de cozedura lenta, uma varinha mágica, uma liquidificadora e um espiralizador. São os essenciais na cozinha, sem os quais até podemos ter sobrevivido muito tempo, mas a partir do momento em que os utilizamos pela primeira vez, sabemos que vão ser usados ao máximo e da melhor forma na cozinha.

Por exemplo, uma panela de pressão pode ajudar a economizar ao permitir comprar grãos a granel (feijão, lentilhas) e cozinhá-los, sem deixar de molho, em apenas alguns minutos. Já uma panela de cozedura lenta é capaz de proporcionar as refeições sazonais mais saborosas que alguma vez poderia fazer em casa. Uma chaleira permite cortar uns minutos de espera para ter a água a ferver na panela e é simplificadora na hora de fazer chá ou café. Com uma liquidificadora pode preparar uma sopa suave ou um sumo detox em minutos. E um espiralizador permite ter uma alternativa saudável à massa ali à mão – uma forma também de incluir mais vegetais nas refeições diárias.