Este site usa cookies para melhorar a experiência. Ao navegar no site está a concordar com o seu uso. Saiba mais sobre os Termos de Utilização.

by  Zentiva
Sustentabilidade: o que fazer e escolher Sustentabilidade: o que fazer e escolher
Planeta Z

Sustentabilidade: o que fazer e escolher

O futuro, não muito distante, obriga-nos a pensar de forma mais sustentável. Esta é uma oportunidade única para dar lugar à transformação verde. 

Esquecer que vivemos num planeta em aquecimento é abrir as portas a impactos graves na saúde humana e do planeta, assim como na economia e na sociedade. Saber lidar com as alterações climáticas, reverter a diminuição da biodiversidade e reduzir a poluição, por exemplo, é responsabilidade de todos. Mas o que é isto de ser sustentável? Na prática, passa por comportamentos diários e por escolhas mais ecológicas. É um contributo de todos para o futuro.

Basta pensar que uma melhoria da qualidade do ar é também, como consequência direta, uma melhoria da saúde.


Cinco conselhos para um dia a dia mais verde

1. Reciclar

Primeiro, há que ter em mente uma estatística: em média, cada português produz 486 quilos de lixo num ano. Por isso, é importante que, de cada vez que colocar algo no lixo, separe corretamente. É um gesto simples. Por exemplo, agora que chegou a época balnear, lembre-se de pôr os protetores solares no ecoponto amarelo, tantos os de spray como os de bisnaga. Os medicamentos terminados ou por terminar devem ser sempre entregues na farmácia!

Outra forma de apoiar a sustentabilidade é escolher locais para férias que incentivam as preocupações com o ambiente, como um dos primeiros hotéis sustentáveis de Portugal, o Imani Country House. Situado perto de Évora, este hotel recicla 80% dos resíduos, fornece toda a água quente através de energia solar, aproveita os materiais orgânicos da limpeza da quinta para aquecimento no inverno e produz fruta, legumes e azeite de forma natural.

2. Andar de bicicleta

Não só é bom para o ambiente como para a saúde. Entre as deslocações menos poluentes estão as feitas ao pedal. Se for de férias, aproveite para explorar a região e conhecer os pontos turísticos de bicicleta. Ao privilegiar este meio de transporte está também a praticar uma atividade física, que pode ir de moderada a intensa. Junta-se o útil ao agradável!

3. Poupar recursos

Desligar os carregadores de telemóveis, computador, tablet quando não os está a utilizar é um pequeno passo para a poupança. Também os banhos rápidos e as torneiras fechadas enquanto escova os dentes ou lava a loiça são cuidados que fazem a diferença – inclusive nas despesas mensais! Poupe também nas refeições ao optar pelo reaproveitamento dos alimentos.

4. Reutilizar

Os sacos de compras, as garrafas de água, até a própria roupa ou os móveis de casa. Dar uma segunda vida aos objetos do quotidiano é uma das ações mais importantes para um dia a dia mais verde. Há cada vez mais soluções que tornam esta opção mais fácil. 

Sabia, por exemplo, que a roupa pode ser reutilizada para fazer acolchoamento ou revestimento térmico, tanto de casas como de carros? É o que faz a Ultriplo, que possui contentores na maioria dos distritos do país. Depois de depositar as roupas de que já não precisa num destes contentores está a dar uma destas três possibilidades aos têxteis: reciclagem, reutilização ou entrega para ação social. 

Segundo a Sociedade Ponto Verde, cada peça de vestuário que não vai para o aterro é uma vitória. Isto porque o tecido de algodão pode levar 10 a 20 anos a descompor-se. Já um tecido sintético demora entre 100 e 300 anos!

Ao fazer compras, opte por produtos sustentáveis e matérias recicláveis, com uma pegada de carbono menor para um consumo mais consciente, e de preferência produzidos em Portugal. 

5. Mais plantas e árvores em casa

As plantas são muito mais do que um elemento decorativo, já que absorvem o dióxido de carbono, contribuindo para um ambiente mais puro. Segundo a Sociedade Ponto Verde, as plantas “são como um desintoxicante natural”. Use vasos, latas ou frascos para cultivar ervas frescas. Não precisa de muito espaço! Basta um parapeito da janela ou varanda. 

Se tiver um jardim, aproveite o espaço para pôr uma árvore – mesmo que pequena. Há opções para todos os gostos e espaços. 


Ver Fontes (2)
Vídeo

Inovação e desenvolvimento

São palavras com muito significado para quem trabalha na Zentiva.

É nos laboratórios dos Medicamentos Genéricos que se desenvolvem novos produtos e onde os obstáculos se tornam em oportunidades. Criar um medicamento genérico é muito mais do que fazer uma cópia de um medicamento que já existe. Equipas multidisciplinares e de todos os cantos do mundo trabalham em conjunto para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.