This website uses cookies to improve the navigation. By navigating on the website you agree with its use. To know more please read our Use Terms.

by  Zentiva
Três dicas para manter o coração saudável Três dicas para manter o coração saudável
Proteger

Três dicas para manter o coração saudável

Há gestos diários que podem proteger o coração e o sistema vascular para toda a vida. Sabe quais são?

As doenças cardiovasculares podem ser largamente prevenidas se adotar uma alimentação e um estilo de vida saudáveis. Ser fisicamente mais ativo, ter uma alimentação variada e equilibrada, dizer não ao tabaco e evitar o consumo abusivo de álcool são os princípios que a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam para ter um coração mais saudável. 

A OMS deixa ainda o alerta: “Não sabemos qual o curso da pandemia no futuro, mas sabemos que cuidar do coração agora é mais importante do que nunca.” Pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças!


1. Alimentação saudável para cuidar do coração

Na alimentação, há hábitos muito simples que deve seguir – pelo menos, maioritariamente! – na rotina do dia a dia. Ao almoço e ao jantar deve incluir sempre hortícolas, com uma sopa antes das refeições principais, por exemplo. Ao longo do dia, deve consumir três peças de fruta (uma peça ao pequeno-almoço, uma ao almoço e outra ao jantar). Consuma regularmente peixe, sobretudo o peixe da costa portuguesa, rico em ácidos gordos ómega 3Reduza o consumo de sal. Para dar sabor à comida, procure substituir o sal por ervas aromáticas

Da próxima vez que fizer compras, tenha especial atenção aos rótulos dos alimentos! Deve optar por alimentos e bebidas com nutrientes maioritariamente na categoria verde. Modere o consumo dos que têm um ou mais nutrientes na categoria amarela e evite os que apresentam um ou mais nutrientes na categoria vermelha. Se o rótulo não apresenta esta descodificação por cores, consulte o descodificador de rótulos da DGS. Compare a informação que consta no rótulo do alimento ou bebida (por 100 g ou 100 ml) e a informação do cartão do descodificador (gordura, gordura saturada, açúcares e sal).


2. Exercício físico “dos 8 aos 80”

Não literalmente! O que queremos deixar bem salientado é que o exercício físico deve ser uma regularidade na vida de qualquer pessoa, independentemente da idade. De jovens a seniores, pratique exercício físico. Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, dois em cada três portugueses são sedentários e 67% da população pratica menos de uma hora e meia de atividade física ao longe da semana! Está cientificamente provado que a atividade física reduz o risco de ataques cardíacos em mais de 30%, por isso, use o coração para prevenir as doenças cardiovasculares. Dedique uns minutos do dia – pelo menos, 30 minutos! – a pôr o coração em forma. Faça-o com caminhadas, corridas ou outras atividades desportivas.


3. Tabaco, não!

Segundo a Federação Mundial do Coração, o tabaco é responsável por 20% das mortes por doença cardíaca coronária. Mas sabia que bastam dois anos sem fumar para o risco de doença cardíaca coronário ser reduzido substancialmente? E que em 15 anos, o risco de doenças cardiovasculares volta ao de um não fumador? Para a Fundação Portuguesa de Cardiologia, dizer não ao tabaco é um dos melhores gestos que pode fazer para melhorar a saúde do coração. Fica também o alerta para os fumadores passivos: a exposição ao fumo passivo é uma causa de doenças cardíacas nos não fumadores! Se disser não ao tabaco, não está a melhorar apenas a sua saúde mas também a saúde daqueles que estão ao redor. Atenção: procure sempre aconselhamento profissional para deixar de fumar. 

As doenças cardiovasculares são a causa número um de mortes no planeta. Há várias causas: fumadores, diabetes, hipertensão e obesidade, poluição do ar ou condições raras e negligenciadas, como chagas ou amiloide cardíaca. A OMS chama a atenção para a importância da medicação acessível – aspirina, estatinas e outros medicamentos para a pressão arterial – na gestão das doenças cardiovasculares.

Check Sources (6)
Vídeo

Inovação e desenvolvimento

São palavras com muito significado para quem trabalha na Zentiva.

É nos laboratórios dos Medicamentos Genéricos que se desenvolvem novos produtos e onde os obstáculos se tornam em oportunidades. Criar um medicamento genérico é muito mais do que fazer uma cópia de um medicamento que já existe. Equipas multidisciplinares e de todos os cantos do mundo trabalham em conjunto para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.