Com esforços comedidos e sem necessidade de investir demasiado tempo ou dinheiro. Estas resoluções não pedem grandes mudanças ou compromissos. São perfeitas para incorporar facilmente na rotina e prometem fazer com que se sinta melhor a cada dia. 

1. Acordar e alongar

Já falámos antes sobre os benefícios dos alongamentos, fundamentais antes e depois dos treinos. Mas é preciso também salientar o bem que fazem e sabem pela manhã. Começar o dia com uma sequência de alongamentos é uma das formas de reduzir instantaneamente a tensão no corpo, aumentar o fluxo sanguíneo e ajudar a sentir-se mais energizado. Ainda na cama, dedique alguns minutos a alongar os músculos – sobretudo o pescoço e a coluna. Levante-se e prolongue o alongamento em frente à janela, na varanda ou até mesmo no jardim ou terraço. Alongue as extremidades. Este gesto simples vai ajudá-lo a começar o dia com o pé direito e a melhorar a produtividade. Faça de tudo, dentro do possível, para evitar começar a rotina matinal com os olhos automaticamente postos num ecrã.

2. Cuidar de si

Vestir-se, lavar a cara, pôr um creme hidratante e um pouco de cor nos lábios. Ainda que esteja a trabalhar a partir de casa, deixe o pijama e arranje-se. Porquê? Porque algo tão simples quanto vestir-se vai fazer com que se sinta de melhor humor e com mais energia. 

3. Perfumar

E mesmo que os planos não ditem sair de casa, junte-lhe um perfume. Os aromas evocam experiências e sentimentos, já que o olfato é o sentido que está vinculado à zona do cérebro relacionada com as emoções – o sistema límbico. Umas gotas de perfume ou um pouco de creme aromático nas mãos são suficientes para despertar sensações positivas.

4. Cozinhar com criatividade

As refeições em casa não têm de ser sinónimo de refeições sem graça, pouco “instagramáveis”, repetitivas… Mesmo que a cozinha não seja o forte, é possível criar um menu variado, rápido e com alimentos da época. Só precisa de se inspirar e pôr à prova a criatividade. Porque não aproveitar este momento para incorporar na rotina uma dieta que privilegie os alimentos de origem vegetal? A matéria-prima é saudável e acessível. Além disso, oferece inúmeras possibilidades para variar nas refeições e um sem-fim de benefícios para a saúde. O humor também agradece – sobretudo se juntar um pequeno capricho de vez em quando!

5. Jogar

Brincar não é só para crianças. Os jogos de mesa são uma boa terapia para despertar a mente ao melhorar as capacidades cognitivas, desde a criatividade à memória. Para se divertir em família ou a dois, escolha jogos como os portugueses O Caminho do Humor, O Homem que Mordeu o Cão, Joker, Jogo do Sommelier ou os clássicos Cluedo, Trivial Pursuit, Pictionary, Scrabble… Se prefere jogar em solitário, aposte nos puzzles, nas palavras-cruzadas ou nos sudokus

6. Pausa para comer

Possivelmente, embarcou nesta jornada de teletrabalho sem horários definidos para começar e acabar, sem pausas para descansar e nas quais o mais habitual e recorrente é vê-lo saltar umas quantas refeições durante o dia ou comer enquanto trabalha. Mau. Muito mau. Se não desconectar totalmente (e tecnologicamente!) para comer, o corpo e a mente vão acabar por se ressentir. O metabolismo precisa de estabilidade para ter um melhor rendimento físico e mental. Isto significa que é preciso comer bem e parar para comer. Se não o fizer, vai acabar a ingerir mais calorias e a perder o controlo da alimentação. 

7. Dar força ao corpo

Sabemos que nem sempre é fácil adotar uma rotina de exercícios, especialmente em períodos de confinamento mas, se seguir estes sete conselhos para manter a motivação em alta, prometemos que a “tarefa” se vai tornar bem mais simples e prazerosa. Praticar exercício ajuda a libertar o stress e a controlar a ansiedade, melhora a capacidade pulmonar e a massa muscular e aumenta a flexibilidade e a elasticidade dos músculos.

8. Cuidar do corpo

Muito tempo sentados em frente ao computador = má posição = dores. Até pode começar o dia com uma posição correta, mas o mais provável é resultar numa sucessão de más posturas com o passar das horas. Um banho quente e aplicar um pouco de calor nas zonas do pescoço e da coluna ajudam a aliviar a dor e a diminuir a tensão muscular acumulada ao final de um dia de trabalho.

A posição correta e cómoda deve ter em conta a altura do ecrã (ao nível dos olhos) e a distância (suficiente para o ver na totalidade sem girar a cabeça). Mantenha a coluna reta e corretamente apoiada contra uma superfície, assim como os pés bem apoiados no chão. Faça pausas para se levantar e descansar o corpo desta postura prolongada e tente não ficar sentado mais do que duas horas seguidas.

9. Relaxar

Há apps que ajudam a controlar e a reduzir a tensão e a ansiedade nos momentos mais críticos através da meditação, com programas guiados de relaxamento e de respiração. Se não sabe bem por onde começar, espreite as cinco melhores apps para o ajudar a desligar-se do mundo. Se for subscritor da Netflix, experimente o recente Guia Headspace para a Meditação. Comece pelo mais fácil, pelas pequenas práticas de mindfulness. Os exercícios são simples e surgem acompanhados de uma animação colorida que facilita a entrada neste mood da desconexão. Perfeito para acompanhar em qualquer momento do dia, este guia convida-o a centrar-se mais em si mesmo, no corpo e no que sente. Esta é a primeira série de três que a Headspace pensou para a Netflix. 

10. Sorrir

Não há nada mais simples do que sorrir para melhorar instantaneamente o dia! O riso liberta dopamina, endorfinas e serotonina, relaxa o corpo, reduz o ritmo cardíaco e diminui a tensão arterial. Já Sigmund Freud dizia que o riso liberta a energia negativa do nosso organismo, ao desencadear emoções felizes. Por isso, dedique pequenos momentos do dia a fazer o que realmente gosta. Rir com um filme, rir com uma conversa, rir com uma piada. Há sempre um detalhe que nos vai fazer sorrir!