Entrou para a lista de sintomas mais frequentes associados à infeção pela covid-19, definida pela Direção-Geral de Saúde, já no final do ano que passou, em novembro, e é caracterizada, nos termos médicos, em três “frentes”: 

Podíamos pensar que a perda de olfato e paladar é facilmente explicada, já que é normal numa constipação, por exemplo – em que um nariz congestionado pode degradar a capacidade de cheirar e, por consequência, afetar o paladar. No entanto, numa infeção por covid-19, tanto a perda de olfato como a de paladar são apontadas como sintomas de infeção e a grande diferença é que acontecem com início súbito e de forma mais intensa.


View this post on Instagram

A post shared by DGS – Conta Oficial (@direcao_geral_saude)


Segundo um estudo da Universidade de Harvard, isto acontece porque as células que circundam e apoiam os neurónios olfativos, as células sustentaculares, são alvos “fáceis” do vírus. A consequência é, assim, uma inflamação destas células que explicam a perda transitória do olfato. Ficou por explicar se a perda do sentido do sabor também está ligada aos “estragos” provocados nas células sustentaculares.

Na maior parte dos casos, a perda de olfato e de paladar causada pela covid-19 é temporária, mas há relato de situações, incluindo em Portugal, de uma perda que durou meses. É importante ressalvar que a investigação prossegue, permanecendo ainda a incógnita sobre muitos dos efeitos da doença nas pessoas e possíveis sequelas. 

Teste em casa!

Caso suspeite de que perdeu o paladar e o olfato, há um teste simples e rápido que pode totalmente fazer em casa: experimente cheirar e saborear alimentos com cheiro e sabor mais fortes – como café, citrinos, chocolate… Se for capaz de distinguir os diferentes sabores e aromas, tudo indica estar bem (a não ser que tenha outros sintomas de covid-19, claro!). Se não for capaz ou sentir dificuldade, avalie se há algum motivo para explicar este sintoma – comum em constipações, gripes, sinusite, rinite alérgica, em pessoas com pólipos nasais ou desvio do septo nasal…

Atenção! Se perdeu subitamente o paladar e o olfato, deve comunicar de imediato aos serviços de saúde, já que estes são sinais de alerta no contexto de pandemia.

Ver Fontes (3)