Esta é uma boa oportunidade para estimular a criatividade, aprimorar conhecimentos ou, quem sabe, experimentar áreas diversas e distintas do que escolhe habitualmente, como a arte ou até a programação. 

1. Aulas para ser feliz

Como assim? Podem umas aulas fazer com que sejamos mais felizes? A ideia não é alcançar um mundo perfeito, mas sim conseguir que cheguemos a um estado de bem-estar no dia a dia com o qual nos sentimos com forças e vontade de viver. O curso é da Universidade de Yale, chama-se The Science of Well-Being, é gratuito e mostra que a felicidade pode ser aprendida. O enfoque positivo da psicologia ajuda a criar determinados hábitos para uma vida feliz e plena e de que forma podemos aplicar estes princípios nas atitudes da vida diária.

2. Aprender a programar

Não é um bicho de sete cabeças. Há cada vez mais aplicações que permitem começar do zero e basta, por exemplo, um smartphone para começar agora mesmo. Escrever código pode ser um plus no currículo, uma forma de mudar radicalmente o percurso profissional ou aquilo de que precisa para criar o próprio site, seja por necessidade ou por puro hobby. Afinal, já dizia Tim Cook, o CEO da Apple, que o código é “a segunda língua mais importante que pode aprender”. Apps como SoloLearnMimoKnowin, e TapCoding podem ser o início de uma nova vida!

3. Brincar com as mãos

Desenhar, pintarcozinharjardinar ou até mesmo trabalhar com argila ou barro são formas de acalmar a mente e de ajudar a processar emoções. Estas atividades oferecem uma sensação única de conexão com o real e convidam ao desfrutar do momento presente, o que pode ajudar a descomprimir nestes tempos turbulentos. Procure tutoriais no YouTube e dedique algum tempo a aprender algo novo. Começar uma atividade prática deste tipo pode ser tão nostálgico quanto o primeiro dia de aulas, em que usamos a caixa de lápis pela primeira vez. Só precisa de investir num conjunto de ferramentas básicas e dar azo à imaginação. Está pronto a criar!

A Faber-Castell tem tutoriais de desenho e pintura que podem ser seguidos por crianças e adultos. Há uma versão do site em português do Brasil.

4. Vamos fazer um reset ao corpo, mente e espírito?

Combater o inchaço abdominal, acabar com os desejos por doces a meio da tarde, acalmar a inflamação da pele (acne e rosácea), perder o excesso de peso, deixar de sentir cansaço durante o dia, trazer o corpo, a mente e o espírito de volta ao equilíbrio natural. Estes são os propósitos deste workshop online idealizado pela nutricionista e chefe de cozinha Mafalda Pinto Leite. Com este curso vai conseguir fazer um reset total para reverter os danos causados pela fadiga adrenal e o desequilíbrio dos níveis de cortisol. Além dos vídeos teóricos e das receitas, o plano inclui um manual digital ilustrado e um kit detox com vários produtos exclusivos da marca MPL’beauty.

5. Como tirar fotografias incríveis

São 10 aulas disponibilizadas pela Nikon (para quem tem máquinas fotográficas da marca ou não!) e de acesso livre até ao final do mês de abril. Há conteúdos sobre princípios básicos da fotografia e explicações de técnicas mais avançadas. Para a marca nipónica, esta é uma forma de, “nestes tempos incertos”, ajudar criadores a manterem-se inspirados.