Este site usa cookies para melhorar a experiência. Ao navegar no site está a concordar com o seu uso. Saiba mais sobre os Termos de Utilização.

by  Zentiva
Como lavar e desinfetar a casa, as mãos, os telemóveis, o carro… Como lavar e desinfetar a casa, as mãos, os telemóveis, o carro…
Proteger

Como lavar e desinfetar a casa, as mãos, os telemóveis, o carro…

Estas ações já fazem parte da rotina. São gestos essenciais para reduzir o risco de contaminação. Siga estes conselhos para se proteger a si próprio e aos outros!

Deixamos aqui alguns conselhos úteis sobre como limpar e desinfetar a casa, as mãos e todos os objetos pessoais que usa regularmente. Afinal, é nesta altura que a limpeza se torna ainda mais essencial. Antes de tudo, se precisa de sair de casa, saiba os três passos essenciais a seguir no regresso:

1. Assim que chegar a casa… 

Tire os sapatos e deixe-os na entrada. Deve ser a primeira coisa a fazer. Evite deixar o calçado no mesmo sítio em que tem os chinelos que usa em casa. Quanto à roupa, deve fazer a muda de imediato. Não sacuda e ponha a roupa que usou a arejar no exterior. 

      2. Lavar as mãos e desinfetar objetos

      Seguindo sempre a lógica da lavagem recomendada pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Desinfete ainda as chaves, o telemóvel, os puxadores e os interruptores da luz. Basicamente tudo aquilo em que tocou enquanto esteve fora e no momento de entrada em casa. Desta forma está a reduzir os germes e a sujidade das superfícies em que tocou, reduzindo assim o risco de contágio. 

      3. Superfícies para lavar com regularidade

      Limpe todas as superfícies de contacto frequentemente. Já falámos de puxadores e interruptores da luz. Mesas, maçanetas, torneiras, chuveiros, sanitas, são outros exemplos de superfícies que devem ser limpas com produtos e desinfetantes adequados. Siga as instruções dos produtos de limpeza. Use luvas quando necessário e garanta uma boa ventilação.

      Segundo a DECO, “o coronavírus é um dos tipos de vírus mais fáceis de matar com o produto certo. Tem uma capa à volta que se funde com outras células, infetando-as. Assim que quebramos esta capa, o vírus deixa de fazer o seu trabalho”.

      Para a DGS, há cinco regras a cumprir:


      – Regras de etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para o antebraço);
      – Evitar tocar na cara com as mãos;
      – Lavar as mãos frequentemente;
      – Evitar o contacto próximo (manter uma distância mínima de, pelo menos, um metro);
      – Não partilhar objetos pessoais ou comida.


      Como limpar corretamente

      Detergente e água servem para fazer a limpeza antes de desinfetar. Esfregue bem, nunca esquecendo cantos e ranhuras. Dê preferência a detergentes com desinfetante na composição. Para desinfetar, use produtos próprios e siga sempre as instruções do fabricante.

          Casa de banho

          Tenha especial atenção às torneiras, lavatórios, ralos, assim como banheira ou duche, bidé e sanita. O chão não deve ser esquecido.

          Cozinha

          Recomenda-se lavar e desinfetar as portas dos armários, puxadores, bancadas, porta e puxadores do frigorífico e da máquina de lavar, fogão e todos os comandos, assim como os do micro-ondas e do forno, por exemplo. Use água quente e detergente para lavar a loiça à mão. Em alternativa, se tiver máquina de lavar a loiça, use-a.

          Mobiliário e equipamentos

          Limpe todas as superfícies com um detergente adequado a cada tipo de material. Para os equipamentos pessoais como teclados, comandos, auscultadores, telefones e telemóveis, use toalhetes desinfetantes ou toalhetes humedecidos em álcool a 70°. Evite a partilha de equipamentos!

          Tapetes e cortinas

          Mais uma vez, use um produto de limpeza adequado a cada superfície e lave segundo as indicações. Escolha a temperatura mais elevada que for possível e deixe secar completamente.

          Roupa e lençóis, toalhas de banho e de mesa

          Primeiro, é preciso lavar mais vezes do que o habitual. Não sacuda dentro de casa. Enrole de dentro para fora e faça um embrulho. Siga as instruções das etiquetas. Tal como falámos em cima, escolha a temperatura da água mais elevada que for possível e deixe secar completamente. Quanto mais quente, melhor. Segundo a DECO, “a maioria dos vírus não sobrevive a temperaturas acima de 60°”. Se tiver máquina de secar a roupa, use-a. O mesmo serve para o ferro. Faça uma limpeza também às máquinas, com um copo de vinagre branco ou detergente próprio no tambor e inicie um ciclo. Depois de mexer na roupa, lave as mãos. 

              Carro

              Limpe com regularidade todas as superfícies tocadas com frequência – volante, puxadores da porta, alavanca das mudanças, botões, ecrã tátil, comandos, apoios de braços e reguladores de bancos. Lave com detergente próprio e água. Para desinfetar, as soluções com 70% de álcool são suficientes. Tenha em atenção que a lixívia, por exemplo, pode danificar os estofos. Antes e depois de conduzir, lave as mãos. Para atestar o carro na bomba de combustível, use um lenço ou guardanapo de papel para segurar a mangueira.

              Se partilha casa com uma pessoa que está em isolamento por suspeita ou confirmação de covid-19, siga as instruções específicas da DGS. Nestes casos, deve haver especial cuidado nas limpezas, sobretudo das divisões partilhadas e da roupa de casa ou de banho. Aconselha-se ainda a que seja feita uma separação de resíduos.


              O que usar para lavar e desinfetar

              A DECO deixa o alerta: desinfetante manual caseiro, vodka ou vinagre branco não funcionam contra o coronavírus!


              Ver Fontes (2)
              Vídeo

              Inovação e desenvolvimento

              São palavras com muito significado para quem trabalha na Zentiva.

              É nos laboratórios dos Medicamentos Genéricos que se desenvolvem novos produtos e onde os obstáculos se tornam em oportunidades. Criar um medicamento genérico é muito mais do que fazer uma cópia de um medicamento que já existe. Equipas multidisciplinares e de todos os cantos do mundo trabalham em conjunto para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.